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A falta de uma comunicação efetiva pode ser bastante prejudicial ao funcionamento de uma empresa. Isso porque, em muitos casos, o gestor não esclarece o que ele espera dos funcionários, da mesma forma que a equipe pode não expressar suas ideias de uma forma clara ao dirigente. A falta de um diálogo mais consistente é capaz de gerar confusão, afetando a produtividade e desperdiçando o tempo e esforço da companhia.
Pensando nisso, selecionamos 5 recomendações para aumentar a eficácia da comunicação no ambiente corporativo. Confira:
1. Explicar o porquê dos pedidos feitos aos funcionários
É importante explicar o motivo pelo qual uma solicitação é feita à equipe, deixando claro quais são os principais objetivos da proposta. O gestor deve explicar como ela funcionará no ambiente da empresa.
2. Fornecer detalhes sobre as atividades propostas
Quando um chefe solicita uma tarefa, é interessante que ele a explique detalhadamente, mostrando o que precisa ser feito e por onde começar. É preciso saber mostrar quais os métodos que podem ser mais eficientes para isso.
3. Pedir um feedback
Quando um chefe solicita uma tarefa, é útil procurar saber se os funcionários estão compreendendo o que ele propõe. Para isso, ele pode perguntar se o time possui alguma dúvida em relação ao que foi pedido ou sobre algum outro ponto relativo à empresa. Obter um feedback é fundamental.
4. Estimular a equipe a fazer perguntas
Para ter uma boa comunicação no ambiente de trabalho, o líder deve encorajar os empregados a questionarem, valorizando as perguntas, mesmos que elas já tenham sido feitas em outro momento. Caso não tenha assimilado alguma informação, é importante que a equipe não tenha medo de pedir ao gestor que ele as repita.
5. Incentivar a troca de ideias
O compartilhamento de ideias é uma ótima forma para aumentar o diálogo no espaço corporativo. É interessante incentivar os funcionários a trocarem experiências entre si, expondo pontos de vista diferentes e propondo novas sugestões para o desenvolvimento da companhia.
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