Funcionários motivados produzem mais e são mais felizes com seu trabalho. No entanto, não é tarefa fácil deixá-los sempre inspirados: após determinado tempo em uma empresa, é comum que alguns colaboradores caiam na rotina e comecem a ficar insatisfeitos com suas funções.
Alguns sinais como chegar atrasado às segundas-feiras ou trabalhar durante toda a semana esperando as sextas-feiras e não responder e-mails ou reclamar de fazer alguma tarefa indicam que o funcionário pode estar desmotivado. É responsabilidade do gestor, que tem papel de liderança na equipe, identificar quando o colaborador não está contente com sua posição.
Um líder precisa entender que, a partir do momento que as novidades do início da carreira desaparecem e as responsabilidades dentro da organização crescem, é normal que o colaborador diminua o ritmo de entregas. Isso não significa que o profissional não é um bom funcionário, muito pelo contrário: cabe ao gestor motivar sua equipe diariamente em relação às suas funções e posição dentro da empresa.
Por isso, antes de julgar um funcionário mal, o gestor pode experimentar algumas atividades dentro da sua área, especialmente com os colaboradores que não estão demonstrando motivação em seu dia a dia:
TIRAR OS MEMBROS DA EQUIPE DA ZONA DE CONFORTO
Uma vez que dominam suas funções, é comum que os funcionários comecem a ficar entediados com seu trabalho. Para reverter essa situação, o líder deve saber mantê-los desafiados – profissionais precisam de emoção para performar. O desafio pode ser um novo projeto, diferente do que o colaborador está acostumado, ou incentivo para o desenvolvimento de uma nova habilidade importante para a evolução da carreira.
FAZER PEQUENAS MUDANÇAS NA ROTINA
Rotinas são necessárias no trabalho, mas também alimentam a desmotivação. Uma pequena mudança no ambiente de trabalho, no entanto, pode mudar as perspectivas dos funcionários em relação às suas funções. Redecorar o espaço, criar novos horários, incentivar um dia de trabalho remoto, promover a troca de funções, estimular o trabalho em equipe para uma nova demanda: pequenas ações que conseguem fazer com que o colaborador olhe para sua posição com novos olhos.
DAR FEEDBACKS CONSTRUTIVOS
O que atraiu um funcionário para sua posição? O líder deve refletir sobre essa pergunta e tentar apresentar para o profissional, durante os feedbaks, como ele cresceu dentro da empresa desde sua chegada: metas que alcançou, projetos que coordenou e até mesmo pequenas demandas pelas quais era responsável. Trazer de volta a razão por ter ingressado na companhia e mostrar como evoluiu na carreira é fundamental para que o colaborador enxergue a importância do seu papel dentro da organização.
SABER ANALISAR CADA PROFISSIONAL
Um líder precisa saber identificar por que seus funcionários estão frustrados. O feedback ou uma conversa informal podem auxiliar o gestor a entender o que está incomodando seus liderados para que consiga criar ações diferenciadas para cada colaborador – afinal, podem ter motivações diferentes. Sugerir soluções alternativas ou rever as metas programadas: pequenas iniciativas podem ajudar o funcionário a ficar mais confiante em sua posição.