Em momentos de turbulência, toda a calma e a rotina de um escritório são bruscamente alteradas e, se não houver preparação, os danos podem ser muito graves em vários setores do negócio.
Diante da imprevisibilidade desses acontecimentos, fica a pergunta: como lidar com sua equipe quando há risco de crise?
Sobre esse assunto, este artigo vai trazer algumas providências que devem ser tomadas, preventivamente, com seu grupo de colaboradores, visando à preparação para essas circunstâncias.
Seja claro sobre os riscos
Se a equipe está despreparada para uma eventual crise, caso ela aconteça, pode cair feito uma bomba no desempenho do grupo.
A orientação dada por especialistas em gestão de crise é que, antes de iniciar um projeto delicado, a equipe seja informada sobre as possibilidades de eventuais problemas.
E isso pode ser utilizado como forma de incentivo. Deixe claro que as chances de sucesso são pequenas – mas que, se obtidas, serão responsáveis por uma revolução nos resultados dos negócios.
Monte seu gabinete de crise
Lendo esse subtítulo até parece alguma atividade relacionada à guerra, não é mesmo?
Mas a ideia é um tanto semelhante em alguns aspectos. A proposta é que, dentro de sua equipe, já exista um outro grupo, menor, que é designado a agir de forma pré-determinada quando da ocorrência de uma crise.
Escolha colaboradores que estejam dispostos a participar dessa proposta – também abra espaço para eventuais voluntários do time da casa. Defina funções, tarefas e expedientes em caso de ocorrência de problemas.
Uma vez determinado, caso não ocorra nenhum problema, mantenha uma rotina de reuniões de treinamento e reciclagem, para que o tema prossiga em destaque nas atribuições.
Estude as falhas
Não é só de sucesso que sobrevive um negócio. Na rotina do trabalho, certamente, haverá momentos de maior e menor prestígio.
Além de crises de grande, médio e pequeno portes. Busque levantar o maior número de dados sobre esses problemas.
Como classificar cada uma dessas crises? Quando elas ocorreram? Quais as circunstâncias que levaram a essa turbulência?
Essas informações são fundamentais para criar subsídios para gerenciar esses problemas, caso eles voltem a acontecer.
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Lembre-se: quanto maior foi o número de processos e informações compartilhadas, melhor será a resposta da equipe a esses momentos mais delicados.