Inovação faz parte da mudança e é vital para que uma empresa mantenha sua relevância no mercado: uma organização que quer continuar crescendo precisa estar sempre atualizada às tendências.
No entanto, a palavra inovação, muitas vezes, pode soar intimidadora, especialmente para alguns funcionários, que são peça fundamental na transformação de um negócio. Por mais que traga benefícios, o fato de soar como algo “enorme” desencoraja os colaboradores a compactuarem com a ideia.
O papel da empresa, nesse momento, não é transformar o ambiente e até mesmo processos sem aviso prévio: é preciso preparar os profissionais e engajá-los a respeito da inovação. Como? Os canais de comunicação da organização serão essenciais nessa passagem.
Antes de mudar algo no ambiente de trabalho que impacte diretamente alguns funcionários, a empresa pode iniciar o envio de comunicações voltadas para a importância de ter novas ideias – e investir nelas – e como a mudança pode ser benéfica para determinadas áreas e processos.
Como funcionários gostam de sentir que fazem parte da evolução do local em que trabalham, as comunicações podem convidá-los, inclusive, para debaterem a respeito do tema que está em questão. A mudança sempre gera resultados mais efetivos quando debatida em conjunto – e nada melhor do que ouvir a opinião de quem será impactado diretamente e conhece a realidade do negócio.
Durante o período de mudanças, a empresa também deve mostrar-se sempre aberta às opiniões dos colaboradores e precisa reforçar constantemente, com as comunicações ou durante encontros presenciais, que a cultura das organizações não é permanente e deve se adequar às transformações que acontecem no mundo – caso contrário, pode perder espaço para a concorrência.
Outro obstáculo que deve ser vencido, é a falta de alinhamento entre a liderança e os funcionários. Líderes têm papel fundamental durante as mudanças. Colaboradores prezam pela transparência e precisam ter apoio, por isso, se sentem que não estão participando de algo ou que não estão sendo ouvidos, tendem a ficar ainda mais desmotivados com a situação. O gestor deve reconhecer os obstáculos do processo dentro de sua área e resolver os problemas.
PARTICIPAÇÃO EXTERNA
Clientes, parceiros e stakeholders também têm papel determinante na evolução de uma empresa. Por esse motivo, também precisam ser envolvidos nas discussões acerca das mudanças programadas – que não devem, em nenhum momento, prejudicar o relacionamento e a parceria entre eles e a organização. Ou seja, uma empresa não pode inovar sozinha. Escutar quem faz parte do negócio é o segredo para uma transformação assertiva.