A comunicação efetiva de um líder é vital para o bom desempenho de uma equipe. Ao comunicar-se com clareza, o gestor consegue estimular a produtividade do time, inspirar o grupo e, ainda, promover um bom relacionamento entre todos os membros.
A má comunicação, no entanto, resulta exatamente o oposto. Confira como os gestores devem se comunicar com suas equipes para ter uma equipe trabalhando com motivação e, consequentemente, gerando resultados mais efetivos para o negócio:
SABENDO ESCUTAR
Um líder deve ser um bom ouvinte e saber se posicionar: sua equipe também tem direito – e vontade – de falar. É importante que o gestor saiba escutá-los e direcioná-los para o caminho mais assertivo. Por isso, gestores devem praticar a escuta ativa e esforçarem-se para entender o que seu time tem a dizer.
SENDO TRANSPARENTE
Como exigir resultados positivos de uma equipe sem ser sincero com os membros? Gestores devem prezar pela transparência dentro do seu time: não podem acobertar erros, fazer promessas falsas ou esconder dados relevantes para o desempenho de seus liderados – caso contrário, observará colaboradores desmotivados com a falta de retorno. O grupo precisa ser avisado sobre todas as informações relevantes para suas funções.
TENDO UM DISCURSO MOTIVADOR
Gestores devem deter da habilidade de discursar diretamente para sua equipe, ou seja, fazer com que cada membro sinta que seu líder está falando diretamente com ele. Para isso, é preciso ter um discurso motivador – e também pessoal. Ou seja, o gestor precisa conhecer bem cada liderado para direcionar sua comunicação de maneira assertiva.
ENCORAJANDO A EQUIPE
Líderes são os responsáveis por manter sua equipe motivada. E não há jeito mais efetivo de estimular um grupo do que os encorajando a respeito de suas demandas e conquistas. Funcionários têm um desempenho melhor quando são impulsionados e motivados por seus gestores – gostam de sentir que seu trabalho é valorizado e reconhecido.
DANDO RETORNOS CONSTRUTIVOS
Ao darem conselhos ou feedbacks, os gestores devem ter um discurso construtivo. Ou seja, ao invés de desestimularem suas equipes, apontando apenas os erros cometidos, líderes devem saber mostrar como o funcionário pode aprender com a falha e como pode melhorar para acertar na próxima ocasião.
ACEITANDO FEEDBACKS
Não são só os funcionários que devem receber feedbacks. Líderes também devem manter a porta aberta para escutar o que sua equipe tem a dizer. Ou seja, precisam estar prontos para reconhecer que estão errados e ter a humildade de escutar a respeito da falha. Gestores não podem esquecer que ideias e insights também podem vir de dentro do grupo e devem deixar seu time confortável para discutir temas e questões relevantes para o desempenho de todos os membros.
EXPLICANDO O POR QUÊ
Ninguém tem a obrigação de saber e entender tudo. Por isso, gestores, ao explicarem algo para sua equipe, devem contar o porquê de estar fazendo o pedido e como ele impacta o desempenho do time. Líderes que conseguem conectar o trabalho com a vida pessoal dos membros do grupo conseguem dar uma explicação ainda mais efetiva.