Anunciar vagas de emprego exige alguns cuidados a fim de que a oportunidade chegue aos profissionais certos e os motive a enviar a candidatura para a empresa. Assim, é fundamental que as informações disponibilizadas estejam alinhadas com as responsabilidades exigidas pelo cargo e indiquem os valores da empresa.
Uma boa redação do anúncio funciona como uma pré-seleção: motiva quem tem afinidade e elimina quem não está capacitado para a oportunidade. Para isso, vamos lhe explicar neste post como fazer uma oferta de vaga atraente em quatro passos. Preparado? Boa leitura!
1. Utilize imagens
Escolher uma boa imagem para ilustrar o anúncio da vaga é o primeiro passo para conquistar a atenção do candidato.
Atualmente, lidamos diariamente com um volume muito alto de informações. Em razão disso, nosso cérebro está acostumado a descartar imediatamente aquilo que não nos tem serventia.
Ao detectar uma boa foto ou ilustração, em milésimos de segundo conseguimos avaliar se o que está sendo comunicado pode ser relevante ou não para nós. Quando utilizamos mensagens apenas textuais, captar essa atenção fica muito mais difícil.
2. Elabore um título chamativo
O título precisa ser curto, direto e atraente, a fim de que o candidato em potencial decida ler até o final o conteúdo da publicação. Evite chamadas como “Analista II”, que é comum para quem já faz parte da empresa e está acostumado com a hierarquia interna.
Outra dica importante: caso você esteja selecionando profissionais para mais de uma vaga, reserve um título para cada uma delas. Juntar as oportunidades em apenas um anúncio pode gerar confusão e afastar possíveis candidatos.
3. Escreva uma excelente descrição da vaga
Capriche na redação da descrição do anúncio e não deixe de fora algumas informações essenciais, como:
- salário;
- carga-horária (indique a possibilidade de jornada flexível se for o caso);
- benefícios;
- localização da empresa;
- exigências mínimas para ocupar a vaga (fluência em outro idioma, pós-graduação, tempo de experiência, por exemplo).
A divulgação desses pontos faz a primeira filtragem dos candidatos: elimina aqueles que não têm interesse em cumprir as exigências ou que não estão qualificados para executar aquela função.
4. Defina as plataformas de divulgação
Com o surgimento das redes sociais e de ferramentas de recrutamento baseadas na Internet, houve uma proliferação de canais nos quais é possível anunciar vagas de emprego. Assim, é preciso selecionar aquelas plataformas que dialogam com o público que você quer atingir.
Não deixe de avaliar também os métodos tradicionais, como murais universitários ou jornais e revistas especializadas. Se o seu foco é contratar um recém-formado ou um estagiário, por exemplo, publicar um cartaz no quadro de avisos de uma faculdade pode ser uma boa alternativa.
A Trabalhando.com, parceira do Santander, detém a maior base de currículos de universitários do Brasil. Nela, clientes Santander podem divulgar sua vaga para milhares de estudantes, das melhores universidades do Brasil.
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