Retenção de talentos é o conjunto de ações e políticas da empresa voltadas para garantir que os funcionários com bom desempenho permaneçam na organização por muito tempo. Em outras palavras, é a forma de diminuir a rotatividade de funcionários-chave para a empresa.
Essa estratégia torna-se ainda mais importante no mercado atual, onde a competição está cada vez maior e a presença de diferenciais, como uma equipe qualificada, definem empresas bem-sucedidas das demais.
Saiba o porquê investir na retenção de talentos:
Qualidade de vida no trabalho
Frequentemente, a falta de reconhecimento e de oportunidades de crescimento causam um descontentamento no trabalhador e isso interfere diretamente no seu desempenho e na qualidade de vida no trabalho.
Contudo, com uma política de retenção bem elaborada, a chance de que seus funcionários se sintam valorizados, engajem-se e tenham melhor desempenho no trabalho, aumenta consideravelmente.
Produtividade
A relação pode não parecer direta, mas funcionários felizes e engajados é um sinônimo para aumento de produtividade. E se você está sempre procurando otimizar a gestão do seu tempo e sua performance, sabe a importância que produzir mais tem para o crescimento da empresa, não é mesmo?
Alinhamento de processos internos
A retenção de talentos também impacta no alinhamento dos processos internos. Pense bem: os funcionários acumulam uma grande quantidade de conhecimentos tácitos sobre a operação da sua empresa que, muitas vezes, não se encontram em manuais.
E para isso, colaboradores com alto desempenho e motivados são de extrema importância. Esse é outro motivo da importância de reter talentos.
Plano de carreira
Ter um plano de carreira é uma ação que não custa quase nada para a empresa, motiva os funcionários e ainda fornece segurança. A estruturação dos cargos que os funcionários podem assumir ao longo dos anos e os aumentos salariais fornecem perspectivas para o futuro.
Elabore o plano de carreira de forma a permitir promoções para que os talentos da sua empresa evoluam. A possibilidade de mobilidade entre setores e outras filiais também deve ser considerada no plano.
Avaliações e feedbacks periódicos
A comunicação entre a sua empresa e seus funcionários deve ser aberta e clara. Isso significa que ambas as partes devem saber quais são as metas e os objetivos da organização.
Portanto, avaliar os funcionários periodicamente e dar feedbacks estruturados é essencial para que eles percebam os pontos positivos e negativos do seu trabalho e consigam desenvolver suas habilidades profissionais e pessoais. Ademais, é uma forma de ouvir o lado do colaborador e verificar qualquer descontentamento.
Estímulos para equipes
Por fim, crie mecanismos e ferramentas que possibilitem a gestão das equipes. A responsabilidade de gerir os talentos da empresa deve ser dividida com os gestores e diretores, afinal, eles têm contato direto com os trabalhadores.
Fornecer benefícios para atingir as metas dos setores, promover cursos de capacitação para as equipes e outras atividades em grupos, como o trabalho voluntário, aumenta a dinâmica entre as pessoas e ainda ajuda na retenção de talentos.
Como abordado, a mão de obra qualificada é quase um pré-requisito para se alcançar o sucesso, pois apenas um time engajado, com conhecimento de mercado e da sua empresa conseguirá agir de forma eficaz e inteligente. Assim, invista na retenção de talentos e construa um time campeão!
Antes de sair, não deixe de compartilhar este post nas redes sociais e ajudar seus amigos e parceiros a entenderem a importância da retenção de talentos!