Busca
Agronegócio Gestão de Pessoas

5 maneiras de manter seus funcionários satisfeitos

 

Para garantir o sucesso de uma empresa, é fundamental que você mantenha os seus funcionários contentes e, consequentemente, satisfeitos em realizar o trabalho necessário. Entretanto, em alguns casos pode ser bastante difícil agradar a todos. Embora não exista uma fórmula mágica, algumas práticas simples podem ajudar a manter seus colaboradores incentivados a trabalhar. Confira quais são elas:

 

Precisa de dicas de gestão de pessoas? Clique aqui para se cadastrar gratuitamente em nosso portal e ouvir nosso podcast

1. Tenha fé nos seus contratados

 

 

Se você contratou essas pessoas para trabalhar com você, então deve confiar no trabalho delas. É importante que você se mantenha próximo aos colaboradores, mas isso não significa limitar o trabalho deles. Dê espaço para que eles criem, sugiram e ponham em prática os projetos necessários. Isso vai mostrar a eles que você confia no trabalho que está sendo exercido.

2. Escute o que eles têm a dizer

Um simples "como vai você?" pode significar muito para os seus funcionários, pois muitas vezes eles simplesmente precisam de um pouco mais de atenção. E se você souber quais são as necessidades dos seus colaboradores, fica muito mais fácil direcionar as tarefas.

3. Seja flexível

Para deixar os seus funcionários confortáveis com o trabalho e com o ambiente no qual estão, é preciso ser um líder flexível. Compreendê-los e tentar ajudá-los com possíveis problemas e imprevistos pode ser uma ótima maneira de deixá-los mais seguros e confiantes no seu trabalho. Quando um líder é muito rigoroso e dita muitas regras, seus funcionários podem ficar desmotivados e inseguros, o que dificulta a relação entre chefe e colaborador. O meio termo é sempre um aliado!

4 . Mantenha a transparência e seja colaborativo

Honestidade é fundamental em qualquer relacionamento, inclusive com os seus funcionários. Sempre diga a verdade a eles, seja qual for a situação. Se você esconde informações e fatos fará com que eles se sintam enganados. Da mesma maneira, não seja o tipo de chefe que manda, mas não faz. Isso acaba com a credibilidade de uma pessoa. Especialmente se você está iniciando o negócio, coloque a mão na massa junto com os seus funcionários. Isso vai mostrar a eles como você é disposto.

5. Reconheça os melhores desempenhos

Não se trata apenas de um “bom trabalho”. Se os seus funcionários estão se saindo bem nas tarefas exercidas, reconheça isso e faça com que eles se sintam importantes. Pode ser com uma promoção, um pequeno aumento ou mesmo um prêmio no fim do mês. Isso vai fazer com que eles se dediquem cada vez mais.

O Programa Avançar fomenta o empreendedorismo no país. Cadastre-se gratuitamente e confira nossos conteúdos exclusivos feitos para você!

Post ID: | Current Page ID: 1294

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.