Busca
Agronegócio Gestão de Pessoas

Home office: Saiba como avaliar sua equipe

Foto: Envato Elements

Com a pandemia e a necessidade do distanciamento social, muitos pequenos negócios precisaram adotar o home office. A expectativa inicial de que seriam poucos meses nessa condição não se confirmou e, mesmo diante da flexibilização, muitos empreendedores têm preferido manter seus times em trabalho remoto. Agora, passado o tempo de adaptação a esta nova forma de trabalhar, chegou o momento de avaliar se realmente as coisas estão andando como deveriam ou se algo está se perdendo no caminho.

Precisa de dicas para o home office durante o isolamento? Clique aqui para se cadastrar gratuitamente em nosso portal e ouvir nosso podcast

Responda as perguntas e avalie se o home office está funcionando no seu negócio, conferindo as dicas de como agir caso ajustes sejam necessários.

1. Os funcionários demonstram saber o que se espera deles?

Avalie se as tarefas estão sendo bem executadas ou se seu time parece estar “batendo cabeça”, com redundâncias e retrabalho. Está sendo comum situações nas quais duas ou mais pessoas acabam fazendo a mesma coisa e se atrapalhando mutuamente; ou há tarefas que ficam “esquecidas”, sem ninguém se sentir responsável por elas? 

Resolução: promova, o mais rapidamente possível, um realinhamento, deixando claras as funções de cada um. Se for necessário, liste as atividades nas quais houve mais confusão e estabeleça claramente, de comum acordo com a equipe, os responsáveis por elas. Outra boa estratégia é ter uma planilha de controle compartilhada, que traga as principais atividades, responsáveis e indicadores de status (“por fazer”, “fazendo” e “feita”) e que seja atualizada diariamente. Realize, ainda, reuniões periódicas de acompanhamento, diárias ou semanais, de acordo com a senioridade do time. Para garantir eficiência, organize os encontros de forma a serem bastante ágeis, diretos e curtos, com o objetivo de antecipar problemas, resolver dúvidas e dar orientações para a equipe. 

2. Os prazos estão sendo cumpridos?

Analise como está o andamento geral dos trabalhos previstos. Tudo está em dia ou, ao contrário, tem sido recorrente os colaboradores renegociarem suas entregas? 

Resolução: estabeleça um cronograma mais claro de trabalho, indicando o que é preciso fazer e para quando, porém, que se mostre factível. Invista tempo para conversar com os profissionais e entender prováveis dificuldades trazidas pelo trabalho em casa, sejam questões pessoais (como, por exemplo, acompanhar a aula online do filho; ter de preparar o almoço da família) ou relacionadas ao próprio trabalho (como não ter acesso a um determinado recurso, como uma impressora) e busque acomodar ou resolver as situações.  

3. A equipe está trabalhando de forma coordenada, informada sobre as estratégias, decisões e metas do negócio?

Reflita se você tem compartilhado com todos as decisões estratégicas que têm tomado diante da sucessão de novos cenários trazidos pela pandemia. Lembre-se de que mudanças de rumo podem alterar prioridades de atividades que estão sendo realizadas; ou alguém pode ter uma boa ideia ou acesso a uma informação fundamental para o alcance dos objetivos.

Resolução: promova encontros virtuais periódicos e específicos para uma conversa sobre estratégias e rumos com todos os seus funcionários. Exponha os planos da empresa, dando espaço para que cada um apresente sugestões e indique como o trabalho que realiza pode contribuir para que os objetivos sejam alcançados.

4. Seu pessoal se sente motivado e engajado?

Repare se a distância física não tem gerado uma desconexão entre os colaboradores. Você acha que as pessoas estão desmotivadas ou deixaram de sentir que são parte de um mesmo time?

Resolução: mesmo realizados à distância, promova momentos de descontração e integração. Considere, por exemplo, usar um tempo do trabalho para um jogo online com premiação; enviar algum brinde da empresa, como uma caneca, e realizar um chá da tarde virtual juntos; programar a entrega de um bolo para o aniversariante do dia; etc. 

5. Todos os funcionários estão com o tempo de trabalho ocupado?

Pondere se o tempo dos seus colaboradores está sendo bem aproveitado. Pode haver, no contexto da pandemia, um funcionário com tarefas não prioritárias, porque o trabalho dele faz parte de uma atividade temporariamente suspensa. 

Resolução: converse com o colaborador em questão para discutir como este tempo poderia ser mais bem aproveitado em atividades que contribuam com a equipe. Ou, então, proponha que ele dedique parte do tempo para seu desenvolvimento profissional, sugerindo cursos online gratuitos, emprestando livros de referência, indicando palestras motivacionais disponíveis na internet etc. 

Você sabe como garantir os direitos de seus empregados no home office? Ouça o Episódio 3 do Podcast Avançar sobre Medidas Trabalhistas, um conteúdo exclusivo que vai esclarecer suas dúvidas relacionadas ao trabalho remoto.

Post ID: | Current Page ID: 3372

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.