Busca
Agronegócio Gestão de Pessoas

3 bons livros sobre Recursos Humanos para sua PME

Foto: Envato Elements

A saúde de uma empresa – seja ela PME ou não – está bastante conectada a forma como se dão as relações de trabalho do portão para dentro. Cada vez mais, exemplos de sucesso e fracasso no mundo empresarial reforçam essa afirmação.

Para alinhar muito bem esse relacionamento, é fundamental a aplicação eficiente de um departamento de Recursos Humanos.

Com a função de organizar todas as operações entre funcionários e chefias, esse setor ainda é responsável para recrutar novos colaboradores, cuidar da remuneração e benefícios, estabelecer planos de carreira e, se for o caso, também desligar esse empregado. Isso para comentar apenas algumas das funções desse universo.

Na sua PME, é muito importante ter conhecimento e investir em um bom departamento de Recursos Humanos. Para investir em aprendizado, reunimos neste artigo 3 bons livros sobre o assunto, para você ler e aplicar no dia a dia do seu empreendimento. Confira a seguir.

1) Planejamento de Recursos Humanos, Maria Diva da Salete Lucena

Promover o desenvolvimento humano e profissional no ambiente organizacional é um desafio para empresas de todos os segmentos e tamanhos.

No livro, a autora traz à reflexão o impacto das transformações do mundo global no ambiente organizacional e analisa a expressão humana nas organizações. A obra também apresenta conceitos, ferramentas, técnicas e procedimentos de Planejamento Estratégico de Recursos Humanos integrados ao Planejamento Estratégico do Negócio.

Editora Atlas, 264 páginas. Mais informações aqui.

2) Gestão de pessoas: O novo papel dos recursos humanos nas organizações, Idalberto Chiavenato

Obra fundamental para a atuação no setor de Recursos Humanos, este livro é escrito por um conceituado autor tanto dessa área quanto da de Administração.

De forma bastante conceitual, propõe organizar a gestão de pessoas do empreendimento em eixos. Nessa proposta, o bom gestor agrega, recompensa, desenvolve, monitora, mantém e aplica pessoas.

A partir dessa base, de acordo com o autor, é possível aplicar esses preceitos em empresas de qualquer natureza.

Editora Manole, 512 páginas. Mais informações aqui.

3) Como fazer amigos e influenciar pessoas, Dale Carnegie

Ao longo de oito décadas, o livro de Dale Carnegie se tornou a referência sobre desenvolvimento das relações humanas, das habilidades sociais e da comunicação eficiente. É considerado a Bíblia dos relacionamentos interpessoais.

Neste ano, o livro ganhou uma nova edição: Como fazer amigos e influenciar pessoas na era digital, que adapta a mensagem do livro original aos desafios de hoje.

Editora Sextante, 256 páginas. Mais informações aqui.

Quer mais conteúdos de capacitação? O Programa Avançar disponibiliza webséries e podcasts gratuitos que ajudam o desenvolvimento dos seus negócios. Para acessar os episódios, clique aqui e realize um cadastro simples em nosso portal

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.