Se a sua empresa tem atuação online, mas você não promove seu e-commerce com e-mails marketing, talvez seu posicionamento não esteja sendo tão efetivo quanto você espera.
A ferramenta é a peça fundamental na hora de conquistar e fidelizar clientes no meio digital, aumentando, consequentemente, o número de vendas e os resultados positivos de uma organização.
Com os e-mails marketing, inclusive, é possível atrair consumidores, mesmo enquanto seus funcionários não estão no horário de trabalho. Como? Simples: é preciso criar uma estratégia de atuação. Confira o passo a passo abaixo:
1. MAILING
Sua empresa precisa ter um mailing estruturado com, pelo menos, os endereços dos consumidores atuais para que um e-mail marketing seja efetivo. Você já possui o e-mail de seus clientes? Se ainda não, procure criar uma boa base para que a iniciativa gere resultados positivos.
2. SPAM
Para que o usuário reconheça o e-mail de sua empresa, é preciso que o correio eletrônico seja enviado por um e-mail corporativo, como: nome.empresa@nome.empresa.com.
Além disso, é preciso tomar cuidado com as armadilhas do spam. Servidores costumam bloquear endereços que enviam muitos e-mails ou mensagens que contém no assunto palavras como grátis e promoção.
Verifique sempre se os principais servidores estão barrando os e-mails de sua empresa.
3. TAXA DE ABERTURA
Como dito acima, algumas palavras devem ser evitadas no assunto do e-mail, que deve ser criativo para chamar a atenção do cliente. Utilizar perguntas ou frases que despertem a curiosidade do consumidor é a melhor forma de conquistar fluxo para seu e-commerce. É importante, também, que o conteúdo da mensagem não esteja pesado e seja responsivo (consiga ser acessado de um dispositivo móvel).
4. TAXA DE CLIQUES
Para fazer com que o usuário tome a iniciativa de acessar seu e-commerce, o e-mail marketing deve ter um ótimo Call to Action (CTA), que induza o consumidor a clicar no link que direciona direto para os produtos ou serviços da organização.
5. E-COMMERCE
Assim como o e-mail marketing, o portal do e-commerce deve ser de fácil usabilidade e responsivo. Além disso, o conteúdo da mensagem deve corresponder ao que o usuário irá encontrar ao decidir acessar o site. Para que a compra seja, de fato, efetuada, o cliente deve perceber que o local é seguro: utilize selos de segurança, avaliações de usuários e canais de atendimento.
6. PÓS VENDA
Os resultados de venda da sua empresa irão aumentar se você continuar o contato com seus clientes após a compra. Não suma após o consumidor adquirir um produto, mande e-mails marketing sobre sua experiência com o que adquiriu ou então em datas festivas com promoções exclusivas com os clientes fiéis – que irão, inclusive, divulgar o tratamento e exclusividades com seus conhecidos. Dessa forma, o fluxo de acessos ao seu e-commerce só tende a crescer.