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6 passos para um treinamento impecável de vendas

A sua equipe não está atingindo a meta de vendas? Os clientes entram no estabelecimento e não efetuam a compra? Esse problema pode ser resolvido com um treinamento de vendas. Ao adotar essa prática, você consegue capacitar o time e corrigir as falhas. Acompanhe!

1. Analise a situação

O primeiro passo para acertar na estratégia do curso é fazer uma avaliação inicial sobre os problemas nas vendas. Esse diagnóstico ajuda você a identificar qual aspecto precisa ser ressaltado no treinamento.

Ele também contribui para reconhecer os pontos fortes e fracos do time. Assim, você pode se aproximar da equipe e promover um treinamento de vendas de qualidade.

2. Liste os aspectos fundamentais na estratégia

Como o vendedor pode reagir a uma atitude do cliente? Como convencê-lo a comprar sem ser invasivo? É importante identificar as necessidades comuns no processo de venda e estabelecer uma lista de estratégias.

Por exemplo: quando um cliente entra no estabelecimento e observa um produto na prateleira, isso indica que o item chamou sua atenção. Esse é o momento ideal para que o vendedor inicie uma conversa. Dessa forma, ele pode ressaltar o benefício do produto ou alguma característica diferenciada.




Portanto, antes de iniciar o treinamento, é fundamental listar a atitude esperada do profissional de acordo com a situação. Com isso em mãos, você pode passar para a próxima etapa.

3. Defina o objetivo do treinamento de vendas

Estabeleça a meta que você quer atingir com a capacitação. É necessário aumentar a conversão de vendas? Isso pode indicar que a equipe está com dificuldade em encontrar a técnica correta de persuasão.

Se você percebe que os vendedores demoram muito para bater a meta mensal, pode ser necessário criar um programa de treinamento mais intensivo. Já se um produto específico vende pouco, significa que falta uma capacitação sobre o funcionamento dele e suas vantagens.

Sendo assim, o objetivo da capacitação deve ser determinado a partir da situação diagnosticada.

4. Estabeleça o método utilizado

Depois de seguir os passos iniciais, é a hora de identificar a estratégia usada no treinamento de vendas. Você pode solicitar que um funcionário mais experiente faça a capacitação ou pode contratar um profissional externo para trazer um insight diferenciado.

Diante disso, é hora de definir a metodologia e o recurso didático. Conheça algumas opções:

?   apresentação expositiva: abordar um tema de forma mais tradicional, como se fosse uma aula;

?   dramatização: treinar a aplicação do ensinamento em uma prática em grupo, simulando um teatro de venda;

?   jogo empresarial: usar a dinâmica para incentivar a exposição do comportamento pessoal de cada vendedor. Isso ajuda a compreender sua principal dificuldade e sugerir uma mudança.

5. Incentive o trabalho em equipe

Também é fundamental valorizar o trabalho em grupo. Você pode estimular que um vendedor bem-sucedido compartilhe a sua estratégia com os demais, por exemplo. Essa é uma maneira de replicar boas práticas e incentivar a troca de ideias entre os colaboradores.

Além disso, você pode criar uma premiação para quem superar a meta. Pode ser um bônus financeiro, uma oferta de curso ou um dia de folga, por exemplo.

6. Acompanhe o resultado

Para finalizar, é imprescindível acompanhar o trabalho da equipe a fim de verificar o resultado obtido. Você pode fazer uma reunião curta para ouvir o feedback da equipe. Também pode instruir o time sobre o sucesso conquistado. Com essa prática, é possível criar um clima de sucesso na empresa e fortalecer as vendas.

O que acha de seguir essas dicas para criar um treinamento de vendas eficiente?

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