Uma reunião de vendas é sempre uma oportunidade. E é assim que deve ser encarada. Se a reunião não desperta nenhuma ligação com algum passo nos negócios, talvez seja o caso de simplesmente não realizá-la.
E nesse encontro de negócios, é muito importante pensar no que vai acontecer. Não estamos falando de um script ou um roteiro de teatro – mas é fundamental saber o que será abordado, tanto no conteúdo quanto na própria condução da conversa.
Este artigo reúne alguns conceitos e dicas que podem fazer a diferença durante uma reunião de vendas – o que significa, efetivamente, fechar o negócio!
Planeje essas interações com possíveis clientes, prepare seu material e tome nota dessas sugestões.
Seja direto em uma reunião de vendas
Com certeza você já presenciou ou ouviu falar de alguma situação em que os vendedores passam minutos e até horas em rodeios de conversas até que, finalmente, divulgam que estão vendendo um produto.
Esse tipo de estratégia, ainda mais em tempos tão dinâmicos e de agenda apertada, pode ser um legítimo repelente de clientes.
Durante uma reunião de vendas, você não precisa agir como se estivesse com um megafone, porém, é preciso ir direto ao ponto e dizer a finalidade do encontro.
Sua apresentação ao consumidor também não pode ser um filme de longa-metragem. Opte por uma apresentação sucinta, com duração máxima de 5 minutos.
Terminada a exposição, complemente detalhes ao cliente e responda dúvidas.
Capriche no material
Ao oferecer um serviço ou produto, tenha consciência que a qualidade do material apresentado é muito importante numa reunião de vendas.
Impressos ruins, de má qualidade, causam reações negativas.
Cuide bem do que vai ser entregue ao cliente: produza um bom texto e tenha muita atenção na revisão (erros de ortografia, gramática, mesmo que por descuido, depreciam a proposta).
Esse tipo de conteúdo é importante para que a reunião de vendas não seja um interrogatório. Após a exposição, simplesmente mantenha-se aberto a contatos e distribua seu material para que o cliente analise tranquilamente.
Saiba o que e com quem falar
É bastante frustrante, durante um encontro de negócios, quando o vendedor agenda um horário e demonstra não fazer a menor ideia sobre seu interlocutor. Você não precisa ler uma biografia do cliente, porém é interessante ter um mínimo de conhecimento, pelo menos, de seu ramo de atividades ou das proporções de sua atuação empresarial.
Ressalte os pontos altos do seu produto e deixe claro como sua proposta poderia ser benéfica ao futuro cliente.
Essas são apenas algumas práticas que podem proporcionar à sua reunião de vendas mais eficiência e, certamente, mais sucesso!