Todo supermercado oferece produtos semelhantes, mas você já se perguntou por que alguns têm mais sucesso do que outros? A diferença está na gestão de PDV, ou ponto de venda. Afinal, este é o centro da atenção do consumidor.
É o local onde acontece o primeiro contato presencial com a sua marca. Lá, o cliente interage com a equipe, satisfaz sua necessidade, constrói o seu conceito sobre a empresa e tem uma experiência de compra positiva (desde que haja investimento).
Sabendo da importância de abraçar essa ideia, vamos dar dicas para você colocar algumas técnicas de merchandising em prática. Continue a leitura!
Ofereça um ambiente agradável
A primeira providência para atrair o comprador é fazer a manutenção diária do ponto de venda, principalmente no que diz respeito à limpeza e à organização. Sujeira, caixas de papelão jogadas no chão e objetos fora do lugar causam impressão de descaso.
Então, o espaço deve estar sempre limpo. De preferência, com ambiente climatizado. Lembre-se de que muitas pessoas adoram andar vagarosamente pelos corredores para escolher com tranquilidade o que vão levar para casa. Se o clima estiver agradável, é motivo para elas permanecerem no local por mais tempo — e provavelmente comprar mais.
Invista na comunicação visual
Sem dúvida, uma das principais estratégias é trabalhar o apelo visual. Talvez você já tenha sido atraído por uma vitrine e nem se deu conta. Esse é o resultado de uma boa comunicação visual: ela é como um ímã.
O recurso precisa ser utilizado logo na parte externa do ponto de venda. É recomendável apresentar os elementos da identidade visual da marca desde a fachada da loja até cada material impresso — como banner ou panfleto.
Na parte interna, é recomendável sinalizar cada seção, pois a distribuição dos produtos deve ser feita por categoria. A ideia é fazer com que o cliente perceba facilmente a localização do objeto que deseja.
Gerencie o estoque de forma eficiente
De nada adiantaria manter a loja limpa, bonita e arrumada se o estoque não for administrado corretamente, não é mesmo? Imagine as prateleiras vazias e o consumidor saindo da sua empresa para visitar o outro supermercado mais próximo?
Manter o controle total do estoque, com todas as informações sobre o que entra e sai, é fundamental para ser bem-sucedido nas vendas. Isso vale para os dias comuns, mas é especialmente importante nas datas comemorativas, que costumam exigir a compra antecipada de algum artigo específico.
Use a tecnologia na gestão de PDV
Hoje, você pode usar um aplicativo, software ou sistema inteligente para ajudá-lo a administrar as ações do ponto de venda dentro de uma única plataforma. A automação do processo reduz o retrabalho, agiliza o atendimento, organiza os dados dos clientes e permite que você planeje uma estratégia de marketingadequada.
Além disso, é possível ter acesso aos mais diversos relatórios sobre as vendas, o desempenho do vendedor, o produto mais ou menos vendido e outros. Monitorar esse tipo de resultado é essencial para ajustar uma campanha a tempo e evitar qualquer erro antes que seja tarde.
Como vimos, todo supermercado vende praticamente os mesmos produtos; o que faz a diferença é a gestão de PDV. Essa atividade exige uma dedicação minuciosa da equipe.
Se você procura outras maneiras de impulsionar o seu ponto de venda, veja neste artigo como o geomarketing pode ajudar o seu negócio!