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Otimize o atendimento ao consumidor da sua empresa

Empresas precisam conquistar clientes para manterem a evolução do negócio e o primeiro passo para encantar esse consumidor é oferecendo um bom atendimento.

Um atendimento de qualidade reúne todos os esforços que uma empresa dedica para um comprador tenha acesso a todas as respostas e informações que precisa sobre determinado produto ou serviço – ou até mesmo sobre o negócio em questão. Para tornarem-se clientes fiéis, os consumidores precisam sentir que suas demandas são resolvidas com rapidez e seriedade.

Companhias que não se dedicam a oferecer um bom atendimento, tendem a perder potenciais clientes e, consequentemente, rendimentos relevantes para o desenvolvimento do negócio. Por isso, se a sua empresa ainda não oferece um atendimento ao consumidor qualificado, está na hora de pensar em novas estratégias de atuação.

O primeiro passo na hora de otimizar o atendimento, é estar ciente sobre a importância de ouvir o que o cliente realmente está precisando. Nada de respostas prontas. Cada pessoa terá uma dúvida e os responsáveis por atendê-la devem ter conhecimento o suficiente para responder no mesmo momento. Ouvir com calma é fundamental para que o retorno seja eficiente.

Para saber responder rapidamente, o time de atendimento deve passar por treinamentos contínuos, nos quais a empresa apresenta detalhes importantes para cada produto, serviço ou até mesmo sobre o posicionamento da organização. Definir processos também ajuda muito a equipe: a companhia deve definir especialistas para cada situação, para que os atendentes saibam para quem direcionar um cliente ou tirar uma dúvida, caso não saibam respondê-la.

Mas engana-se quem pensa que o bom atendimento ao cliente acontece apenas quando o consumidor procura a organização. É dever da empresa manter contato com seus clientes, oferecendo serviços pós-vendas – evitar possíveis problemas ajuda na fidelização – e criando ações de relacionamento, como o envio de e-mails marketing em datas comemorativas ou com descontos exclusivos.

Possuir diferentes canais de atendimento também ajuda na fidelização de clientes. Cada consumidor gosta de ser atendido de uma maneira. Uns, preferem por telefone. Outros, por e-mail. Há quem goste de utilizar as redes sociais para entrar em contato com a empresa. Por isso, a organização deve investir em diferentes canais de atendimento – sem esquecer de qualificar os atendentes para o formato de cada um deles.

Como verificar se a estratégia de atendimento criada está sendo efetiva? A empresa deve se comprometer em analisar os resultados constantemente para descobrir se estão respondendo às expectativas e necessidades dos clientes: definir metas e indicadores de desempenho auxilia a avaliação.

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