Vamos fazer um exercício. Busque na sua memória qual foi a última vez em que você se frustrou com uma compra, seja de produto ou de serviço. Inclusive, pode ter acontecido recentemente, não é mesmo? Certamente você não possui boas lembranças dessa ocasião.
Conheça atitudes que ajudam a melhorar as vendas
Despertar essas memórias pode ser útil para desenvolver empatia com o cliente e consumidor do seu empreendimento. Já pensou que poderia ser (ou até já foi) você no lugar dele? Melhorar as vendas, muitas vezes, significa pensar como um comprador, como um cliente.
Necessidade e solução
Uma boa venda conecta a necessidade do consumidor com a solução apropriada para a mesma. Lembre-se daquelas vezes em que entrou numa loja e notou que o vendedor estava forçando a barra, tentando despertar em você o desejo de comprar algo que não é necessário. Trata-se de um erro comum que pode diminuir suas vendas.
Treine sua equipe (e prepare a si mesmo) para investigar a real necessidade do cliente, propondo uma solução dentro do contexto e que funcione bem. Acredite, o cliente será impactado muito positivamente quando essa conexão entre necessidade e solução acontecer, com chances de recomendar o seu negócio para outros clientes e, em última instância, melhorando suas vendas.
Não se esqueça de que existe um limite: não basta o cliente ter a necessidade de seu produto ou serviço, ele precisa desejá-lo. Pense, novamente, como o comprador. Um vendedor que tenta empurrar uma venda nunca tem bons resultados.
Venda algo útil
Quantas vezes você já se sentiu tapeado por um vendedor ao chegar em casa e notar que adquiriu algo sem uso? É preciso que o seu time saiba identificar a utilidade e relevância do que vendem para os seus clientes. Lembre-se: o que é útil para alguém pode não ter serventia alguma para outra pessoa. Um pescador profissional provavelmente vai se atrair por um novo modelo de vara, mas não terá interesse em um tablet de última geração.
Defina o seu planejamento de vendas sempre com base nos gostos de seu público alvo. Uma transação que se mostre útil conquistará o consumidor.
Seja agradável e transmita confiança
Entre as suas experiências como comprador, você se deparou com comerciantes inconvenientes, desinteressados ou intrometidos? Caso sim, já sabe que são características totalmente negativas para as transações. Evite ao máximo esse comportamento na sua equipe, estimulando um comportamento agradável por parte de seus vendedores. Quando transmitem confiança para quem está comprando, a venda funciona melhor. Que fique claro: essa confiança deve ser sincera, nunca forjada.
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A empatia é fundamental para entender a mentalidade de quem compra e para, evidentemente, vender melhor. Não lide com o seu cliente como um número, saiba se colocar em seu lugar.