Hoje em dia, é comum vermos muitos memes nas redes sociais. Talvez você não os conheça por esse nome, mas certamente já se deparou com vários. Em geral, um meme é uma piada, uma imagem bem-humorada ou até mesmo um vídeo interessante que é compartilhado e passado adiante de uma pessoa para a outra.
Por incrível que pareça, o conceito vem da biologia. No livro “O Gene Egoísta”, de 1976, Richard Dawkins apresenta o meme como uma representação evolutiva cultural, transmitida de uma pessoa para a outra. Atualmente, qualquer conteúdo viral (que se espalha na internet) pode ser considerado um meme, já que transmite uma 'porção' de cultura humana em larga escala.
Quer entender quando sua empresa pode usar memes nas redes sociais? Continue lendo!
Qual é o objetivo do uso de memes nas redes sociais por uma empresa?
A utilidade do meme vai muito além de gerar risada. Quando inserido em uma estratégia de marketing, seus principais objetivos são:
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melhorar o engajamento com o público da marca;
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atrair novos seguidores para a página ou perfil da empresa;
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aproximar a marca do usuário, trabalhando sua imagem e posicionamento.
O que deve ser avaliado por uma empresa antes de utilizar um meme?
Embora não exista nenhuma regra rígida para o uso de meme, é altamente recomendável avaliar alguns pontos. Veja a seguir!
Persona
É preciso saber se o perfil da persona se encaixa com o uso de meme em uma divulgação. Por exemplo, um público-alvo sério ou de mais idade pode não se engajar tanto com esse tipo de mídia.
Perfil da empresa
Avalie se o posicionamento da sua marca no mercado combina com esse tipo de iniciativa. Uma empresa que trabalha com um tom de voz mais sério dificilmente utiliza meme.
Tipo de negócio
Se uma marca de goma de mascar utiliza meme na sua comunicação, isso combina com o seu posicionamento. Mas para uma empresa de auditoria fiscal, por exemplo, a mesma estratégia pode destoar bastante da imagem a ser passada.
Como usar corretamente os memes nas redes sociais?
Depois de concluir que os memes nas redes sociais são uma estratégia compatível com a sua empresa, é hora de colocar seu desenvolvimento em prática. Para acertar em cheio, siga as dicas abaixo!
Tenha bom senso
Jamais se esqueça da estratégia por trás do uso de meme. Pode até ser que você faça uma postagem do tipo sem propósito de venda, mas é fundamental não passar do limite. Via de regra, se o meme não é ofensivo, pode ser utilizado.
Considere o contexto
Outro ponto interessante é relacionar o conteúdo do meme com o seu produto, marca ou campanha. Procure utilizar essa mídia não somente para divertir o público, mas também para criar um propósito.
Novamente, não se esqueça do bom senso. Ou seja, não force a barra vinculando um meme que não condiz com o posicionamento da empresa apenas na tentativa de criar engajamento. O consumidor não é bobo, e toda a ideia pode ir por água abaixo.
Encontre o timing correto
Não se esqueça de considerar o timing da postagem. Na mesma velocidade que surge, um meme pode rapidamente cair no esquecimento e não fazer mais sentido. O ideal é utilizá-lo no momento em que ele vier à tona, assim o engajamento é garantido. Por outro lado, usar algum que já ficou antigo pode fazer seu negócio parecer desatualizado e sem graça.
Podemos concluir que, sim, é possível que uma empresa utilize memes nas redes sociais. Para isso, é importante se certificar de que o posicionamento, o tom de voz e o público da marca são compatíveis com esse tipo de comunicação. A partir daí, basta seguir as dicas que trouxemos aqui para tirar o melhor proveito da estratégia.
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