Fortalecer seu marketing pessoal é importante não só para procurar uma recolocação no mercado, mas também para encontrar parceiros e fechar acordos vantajosos no mundo empresarial.
Quando você é bem-visto, tem boa comunicação e conta com uma imagem positiva perante clientes e fornecedores, é mais fácil angariar contatos e divulgar seu negócio de forma eficaz.
Quer saber como conseguir esses resultados? Confira as cinco dicas práticas que separamos para você aprimorar seu marketing pessoal!
1. Tenha confiança
O marketing pessoal é um conjunto de comportamentos e atitudes capazes de melhorar e divulgar sua imagem para os demais. Por isso, a primeira coisa a fazer é confiar em suas habilidades e, sobretudo, no seu negócio.
Você dificilmente vai conseguir transmitir uma boa impressão sobre o seu lado empreendedor se não acreditar no que vende e nas suas competências de gestão.
2. Fortaleça sua marca pessoal
Pode parecer redundante, mas uma marca tem mesmo que ser marcante. Por isso, é preciso desenvolver algo que faça com que as pessoas se lembrem de você, isto é, uma “marca pessoal”. Se isso puder envolver a sua empresa, melhor ainda!
Por exemplo, digamos que você seja um excelente comunicador e tenha uma agência de publicidade. Sua forma de agir pode passar a ideia de que é a pessoa ideal para auxiliar uma empresa com dificuldades de comunicar seus produtos aos clientes.
Um representante de uma companhia assim pode se lembrar de você e, consequentemente, será possível trazê-la para sua agência.
3. Entregue além do solicitado
Quem está começando dificilmente tem a seu favor uma marca empresarial estabelecida e o reconhecimento dos clientes. Até o preço dos produtos pode ser maior do que o dos concorrentes — em especial se forem grandes empresas que economizam com insumos devido a escalas maiores de operações. Nesse caso, você precisa se destacar.
Um bom marketing pessoal colabora nisso, já que ajuda a divulgar seu trabalho e, indiretamente, seu negócio. Para conseguir fortalecê-lo e gerar um diferencial, busque sempre entregar além do que foi solicitado.
Fazer só o esperado coloca você no mesmo patamar dos grandes concorrentes — que, entretanto, têm a vantagem do reconhecimento de anos.
Ir além, buscar saber se o cliente está satisfeito, oferecer serviços complementares ou sugerir novas formas de resolver problemas dos consumidores são ações que podem contar pontos.
4. Participe de eventos da sua área de atuação
Você precisa estar onde os seus potenciais parceiros, clientes e fornecedores estão. Um bom local para isso são os eventos empresariais, especialmente do segmento da sua organização. Muitos gestores e empreendedores costumam frequentar esses locais com o mesmo propósito, de modo que basta encontrá-los para tentar fechar boas parcerias.
O Santander Negócios e Empresas realiza eventos para pequenos e médios empresários, onde você tem a oportunidade de fazer networking. Eles são excelentes para você colocar em prática seu marketing pessoal!
5. Esteja presente nas mídias sociais
Estar nas redes sociais para fins de marketing pessoal voltado ao empreendedorismo não significa apenas sair adicionando antigos colegas de trabalho, ex-chefes ou fornecedores da sua vizinhança. É preciso trabalhar seus perfis/contas para que sejam vitrines das suas atividades empresariais.
Organize suas informações profissionais nesses meios e participe de grupos/comunidades do seu setor de atuação. Dessa forma, poderá encontrar potenciais parceiros ou clientes capazes de proporcionar bons negócios.
Se não quiser misturar páginas pessoais com as do trabalho, experimente se cadastrar em redes sociais profissionais, como o LinkedIn. Em abril de 2017, ele chegou a 500 milhões de usuários, 29 milhões só no Brasil, e continua crescendo.
Nele, é possível montar e expor seu currículo, participar de comunidades de profissionais e criar uma página para a sua empresa. Também terá maior facilidade em encontrar talentos que possam contribuir para o crescimento do seu negócio.
O seu marketing pessoal deve servir para os seus objetivos. Portanto, é essencial definir os resultados desejados para sua empresa, no intuito de começar a promover a sua imagem para alcançá-los.