Sem dúvida, o trade marketing é a principal estratégia de marketing para supermercados. No entanto, sabia que existem outras maneiras de conquistar a atenção do consumidor?
O neuromarketing é uma técnica que influencia positivamente a decisão de compra. Quanto mais sabemos sobre o cérebro humano, melhor nós entendemos como o consumidor responde a uma ação promocional.
Neste artigo, vamos apresentar as principais dicas para você vender mais. Acompanhe!
Capriche na iluminação
Algumas técnicas de neuromarketing levam a um resultado imediato. Por exemplo, a iluminação do ambiente causa um forte impacto nas pessoas. Sendo assim, o ponto de venda deve ser um lugar de emoção para o cliente.
Para otimizar a iluminação da empresa, é fundamental planejar cuidadosamente o tipo de cenário — misturar as combinações certas de luz, cuidar na distribuição e equilibrar a temperatura da cor, por exemplo.
Lembre-se de que toda ação deve considerar o perfil do cliente. O seu público é mais tradicional, irreverente, aventureiro? Qual é a faixa etária predominante? Não hesite em criar um jeito ousado de mostrar o que você tem de melhor para oferecer.
Atente ao tamanho do carrinho
É muito comum andar pelos corredores do supermercado e pegar itens que não estavam na lista. Já parou para pensar que um carrinho pequeno fica cheio rapidamente e, por esse motivo, o cliente pode achar que está comprando mais do que deveria? Quando isso acontece, existe uma grande chance de ele desistir de algum produto.
Por outro lado, quando o carrinho é espaçoso, os objetos ficam espalhados — o que dá a sensação de gastar menos. É tudo psicológico.
Use a psicologia do preço
Sabe por que o produto com preço 'quebrado' vende bem? Por menor que seja o valor, a oferta desperta um gatilho de urgência, pois a pessoa acredita que está diante de uma enorme vantagem.
Assim, o preço de R$ 9,99 é mais bem-visto que o de R$ 10, mesmo que a diferença seja de apenas um centavo. Percebeu que a psicologia do preço também é usada para incentivar a compra por impulso?
Trabalhe o marketing para supermercados com a psicologia das cores
O estudo das tonalidades em relação ao comportamento humano é conhecido como psicologia das cores. Isso significa que cada um é influenciado por códigos que dependem também da cultura, valores e uma variedade de outros fatores.
Por exemplo, a cor laranja representa criatividade, aventura, entusiasmo, sucesso e equilíbrio. Ela adiciona uma pitada de diversão em qualquer lugar. A vermelha é muito usada para chamar atenção. Está relacionada à paixão, emoção, perigo, energia e ação.
Estimule o gatilho mental do cliente com um cartaz, sinalização ou outro material impresso no seu ponto de venda. Até mesmo a embalagem de um produto pode ser projetada por meio de uma pesquisa de neuromarketing.
Ofereça uma recompensa
Muitas empresas descobriram que premiar é uma ótima maneira de fazer o cliente comprar outras vezes. Embora essa seja uma boa estratégia, o poder da recompensa é mais eficaz quando ela é combinada com ações de curto e longo prazo.
Por exemplo, uma oferta do tipo “leve dois e pague um” dá um resultado rápido. A distribuição de um brinde ou desconto por meio de acúmulo de pontos no cartão, por sua vez, faz com que o cliente ganhe o benefício depois de visitar o supermercado diversas vezes.
Gostou de saber mais sobre marketing para supermercados? Quando aplicadas corretamente, as técnicas de neuromarketing são responsáveis por influenciar a decisão de compra. Dessa forma, você vai fidelizar quem já é cliente e conquistar novos compradores.
A sua equipe está preparada para esse desafio? Aproveite para ler também: Gestão de pessoas no varejo: entenda quais práticas são mais recomendadas.