As ferramentas de marketing não estão restritas às grandes corporações. Pelo contrário! Hoje, o mercado competitivo exige que todos os negócios, independentemente do tamanho, adotem estratégias para ganhar destaque e, assim, conquistar novos clientes. É o caso, por exemplo, das ações de marketing para hotéis.
Se você busca mais informações sobre o assunto, você está no lugar certo! Neste texto, você vai conhecer dicas valiosas para aplicar, na prática, as táticas mais efetivas para promover o seu negócio no segmento hoteleiro. Confira!
Por que o marketing é importante para o crescimento do negócio?
Muitos teóricos se dedicaram a definir o que é marketing, mas a tradução ao pé da letra, do inglês, já dá uma boa ideia a respeito da principal função do termo: trata-se da missão de corresponder a um mercado em movimento, entregando valor ao cliente por meio de produtos e serviços de que ele necessita ou que deseja.
Como, para cada setor, há uma porção de empresas competindo pela preferência do consumidor, o desafio é desenvolver a capacidade de destacar-se para, então, converter uma venda. E o aumento das vendas estão associadas a uma empresa mais saudável e lucrativa!
Diante disso, a importância do marketing é indiscutível: para expandir a operação e desenvolver o negócio, invista em estratégias capazes de atrair e conquistar novos clientes.
O segmento hoteleiro não escapa à competitividade — e, também por isso, o marketing desponta como um importante aliado na diferenciação e no crescimento do negócio.
Para perseguir resultados cada vez expressivos, use algumas estratégias práticas e certeiras de alavancagem!
1. Priorize a qualidade
Verdade seja dita: nenhuma estratégia de marketing, por mais bem-concebida que seja, sustenta um negócio que não satisfaz ou não encanta o consumidor. Em serviços, essa realidade é ainda mais evidente! Antes de mais nada, seu hotel precisa prezar pelo alto padrão na entrega.
Uma vez que as exigências de qualidade são atendidas, é o momento de valorizá-las — e o marketing é perfeito para isso. Aposte na maximização de seus pontos fortes (pode ser a localização privilegiada ou a tecnologia no check-in) e divulgue-a em mídias que são a cara dos seus clientes fiéis (online e/ou offline).
2. Valorize as avaliações dos hóspedes
A indicação é uma das forças motrizes mais relevantes para qualquer negócio. Em hotelaria não é diferente. Motivar e incentivar a propaganda boca a boca é uma estratégia poderosa que pode alavancar seus resultados.
Para evidenciar as avaliações dos hóspedes, é válido apostar nas redes sociais e, claro, nos sites que classificam e ranqueiam os estabelecimentos de acordo com as notas concedidas. Em um mercado cada vez mais tecnológico, é imprescindível que os hotéis invistam também em publicidade digital.
3. Invista em influenciadores
A seleção de influenciadores, ou seja, pessoas bem-relacionadas que podem anunciar seus serviços em círculos qualificados de relacionamento, tem sido um ótimo recurso de divulgação.
Presenteie influenciadores com estadas confortáveis e apresente os diferenciais do hotel. Depois, acompanhe a replicação desse conteúdo nas redes sociais e, sempre que possível, mensure o retorno de cada investimento em ações de marketing para hotéis.
Gostou das dicas? Então, mãos à obra e foco nos resultados! Analise seu negócio, estude possibilidades e invista em conectividade. O resultado virá. Sucesso!