Busca
Agronegócio Gestão de Negócios

Licitações: aplicativo facilita participação de pequenos negócios

Ficou mais fácil para pequenos negócios venderem para o Governo. O Ministério da Economia, em parceria com o Sebrae, lançou o aplicativo Compras.gov.br, com várias funcionalidades que tornam mais simples acompanhar os processos de licitação abertos e participar da concorrência.

Se você nunca pensou em ter o governo como cliente, pelo porte do seu negócio, está na hora de começar a considerar esta possibilidade. É algo totalmente possível, como demonstram as 104.303 micro e pequenas empresas que, segundo dados do Painel de Compras do Ministério da Economia, forneceram para o Governo entre dezembro de 2020 e dezembro de 2021.

Saiba mais sobre o aplicativo:

Como baixar?

O aplicativo está disponível tanto para usuários de sistema iOS quanto Android. Basta acessar a loja de aplicativos de seu celular e colocar Compras.gov.br na busca.

É preciso pagar para usar?

Não. O aplicativo é totalmente gratuito.

Qual a vantagem de usar?

A principal vantagem é receber avisos da abertura de processos licitatórios. Ou seja, você não precisa entrar todo dia para saber se tem alguma oportunidade de participação.

Você pode, inclusive, utilizar filtros e configurar o recebimento de avisos de licitações de acordo com a linha de atuação de fornecimento da sua empresa. Outra facilidade é que, com o aplicativo, não é mais necessário realizar o cadastramento no site do Sicaf (Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores). O cadastro pode ser feito diretamente no aplicativo.

Quais as funcionalidades disponíveis?

O aplicativo permite consultar os processos licitatórios abertos, como uso de filtros para facilitar encontrar aqueles que deseja participar. Ainda traz uma central de mensagens, downloads de editais e compartilhamento, via e-mail, das licitações, entre outras ferramentas.

O aplicativo envolve apenas compras do Governo Federal?

Não, ele é uso facultativo a órgãos e entidades públicas das esferas Federal, Estadual e Municipal de todos os Poderes. Então, você poderá até encontrar processos abertos pela prefeitura de sua cidade, se ela optar por usar o sistema.

Quer mais dicas para a gestão de seu negócio? Confira todo o conteúdo que o Programa Avançar disponibiliza para ajudar o desenvolvimento de pequenos negócios.

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.