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A forma correta de usar a hashtag nas suas campanhas

 

Muitas vezes, as campanhas em mídias sociais não apresentam o resultado esperado. Mas qual é o motivo? Provavelmente você não está usando as hashtags da melhor forma.

As hashtags são termos ou palavras-chaves relevantes relacionadas a um determinado assunto ou evento. São utilizadas para indexar e reunir discussões e posts em sites e redes sociais. Os termos são precedidos pelo símbolo do jogo da velha (#) e se transformam em hiperlinks indexáveis, facilitando a busca na internet.

Essa ferramenta está presente em diversas campanhas e conteúdo online, mas geralmente não é utilizada da maneira correta prejudicando o alcance da publicação. Por esse motivo, é essencial que as marcas saibam utilizar as hashtags e entendam a sua importância para o negócio.

Como usar a hashtag

Quantas vezes você não viu uma hashtag longa demais, escrita da maneira errada ou que tenha sido copiada de outra marca ou campanha. É preciso entender a forma correta de utilizá-la evitando desperdício de tempo e dinheiro em sua campanha de inbound marketing.

Entenda que a sua hashtag representa a sua empresa. Se ela for eficaz, funcionará como uma extensão da marca agregando força para o posicionamento e reconhecimento da sua companhia. A Nike é um exemplo de empresa que utilizou a hashtag com maestria. A famosa #JustDoIt é mais mencionada no ambiente on-line do que a sua conta @Nike.

A marca Nike criou uma hashtag forte, com mensagem inspiradora e que acabou se tornando popular na rede. Muitos atletas profissionais, e também esportistas amadores, adicionam #JustDoIt a suas fotos de treino nas redes sociais, quando estão utilizando itens da marca.

Tome cuidado!

Uma prática bastante comum entre as marcas é repercutir hashtags de assuntos quae estão em destaque na rede fazendo link com seus produtos. No entanto, é preciso estar atento à origem desse tópico popular, evitando vincular sua marca a temas polêmicos ou politicamente incorretos.

Conheça seu público e evite polêmicas

Quando começam a reunir fãs nas redes sociais e receber bons feedbacks dos usuários, as empresas criam a falsa impressão de que são adoradas por todos. No entanto, mesmo que tenham construída uma ótima imagem e boa popularidade, as marcas precisam estar atentas ao tipo de discussão que iniciam nas redes.

Em 2012, a rede McDonald’s lançou nos Estados Unidos a hashtag #McDStories, para incentivar seus consumidores a falarem sobre sua experiência no restaurante. O que a empresa esperava se tornar uma repercussão positiva entre seus usuários acabou virando uma oportunidade para reclamações e relatos negativos sobre a comida oferecida em seus estabelecimentos. Por isso, é preciso tomar cuidado na hora de planejar uma hashtag e lança-la na rede. Mesmo que o objetivo seja criar uma tag para reunir opiniões dos clientes, inclusive as negativas, e utilizá-la como um indicador para melhoria dos serviços ou atendimento mais eficaz, atente-se para o que vai escrever.

Proteja suas hashtags

Quando criar uma hashtag emblemática, que represente sua marca, é preciso protegê-la de outras empresas e organizações que possam agir de má fé e utilizá-la em suas campanhas. Por isso, se necessário, contrate proteção judicial para sua tag, afinal ela funciona como um slogan e é propriedade intelectual da sua companhia.

Escreva, revise e edite

Depois de lançada na rede, a hashtag pode sofrer um processo rápido de viralização. Por isso, antes de publicá-la é essencial fazer uma revisão de todos os termos, para se certificar que não há nada escrito errado e que todas as referências fazem sentido. Caso contrário, você pode receber repercussão negativa.

 

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