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Golpe da atualização do módulo de proteção: Entenda os sinais

pessoa mexendo no celular e identificando golpe

Embora o avanço tecnológico traga muitos benefícios para facilitar a rotina das pessoas, um de seus pontos negativos é proporcionar recursos para que crimes cibernéticos sejam cometidos de forma cada vez mais profissional.  

Nesse sentido, não é raro que o nome de grandes bancos seja utilizado para a aplicação de golpes. Se você é empreendedor e tem uma conta pessoa jurídica no Santander, este artigo foi produzido especialmente para ajudar a proteger o seu negócio. 

Para aprender a identificar este tipo de situação, prevenindo dores de cabeça e prejuízos financeiros, atente-se às informações abaixo. Boa leitura!  

Como funciona o golpe?  

Com o objetivo de fazer a vítima acreditar que se trata de uma comunicação oficial do banco, os golpistas entram em contato com o falso discurso da “atualização do módulo de proteção” por meio de e-mails ou mensagens SMS com links, quando na verdade direcionam para páginas que instalam softwares e apps de acesso remoto em sua máquina.  

Outro meio muito utilizado para a aplicação deste golpe são as pesquisas no Google ou em outros mecanismos de busca. Isto é, quando o cliente procura o nome do banco, nos primeiros resultados podem aparecer sites muito parecidos com o Internet Banking, quando na prática se trata de um site falso criado para te enganar e roubar dados ou dinheiro.  

Nesta página fraudulenta, é apresentado um QR Code para uma suposta atualização do módulo de proteção. Ao ler o código falso, você está utilizando o ID Santander Empresas para validar uma transação financeira em seu nome. 

Como saber se estou passando por uma tentativa de golpe?  

Nesse caso, vale se atentar às formas de comunicação utilizadas pelo seu banco. Lembre-se sempre de que o Santander não envia comunicações de qualquer tipo solicitando a atualização do módulo de proteção do Internet Banking ou app Santander Empresas. Além disso, não irá solicitar a instalação de aplicativos e softwares que não sejam os próprios do Santander. 

É muito importante também ter atenção ao ser direcionado para qualquer link e/ou QR Code. Caso você tenha qualquer dúvida sobre a veracidade das informações, evite realizar qualquer clique e entre em contato com a Central de Atendimento: 4004-2125.  

Quais medidas de proteção o Santander oferece?  

Para mais segurança às suas finanças e aos dados do seu negócio, o Santander conta com recursos de segurança tanto no Internet Banking quanto no aplicativo Santander Empresas, entre eles: o ID Santander Empresas e a Biometria Facial.  

O ID Santander Empresas é um dispositivo de segurança utilizado para confirmar as transações realizadas nos canais do banco de forma prática e segura. No Internet Banking, ele é solicitado em formato de uma senha dinâmica sempre que sua empresa for efetuar transações nos canais digitais. Para habilitar o ID Santander Empresas no celular da sua empresa, basta realizar o login no APP e seguir as orientações que serão apresentadas. 

Já a Biometria Facial é uma tecnologia de autenticação que identifica pessoas a partir do mapeamento da face, analisando a forma e estrutura do rosto. Esse modelo de validação traz mais conveniência e praticidade para realização de transações no app Santander. A validação só é solicitada quando existe algum risco na transação, visando garantir a segurança do cliente. 

Acesse aqui!

Para saber mais sobre os recursos de segurança do Santander, visite o site www.santander.com.br/seguranca 

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