Uma boa gestão de marca para pequenas empresas é capaz de gerar oportunidades e impulsionar o negócio. Atualmente, com a expansão da internet, gerenciar o branding de uma organização se tornou mais econômico, desde que o planejamento de marketing contemple esse processo.
Aliás, branding tem a ver com o conjunto de atividades voltadas exclusivamente para a administração de uma marca, envolvendo sua concepção e desenvolvimento. Esse processo é importante para toda organização, uma vez que a marca é a principal forma de as pessoas se lembrarem do negócio.
Separamos algumas dicas práticas para ajudar você a reforçar esse aspecto na sua pequena empresa. Confira!
Como fazer gestão de marca?
Um dos primeiros passos para fazer uma boa gestão de marca é estudar: aprender sobre branding e como aplicá-lo em seu negócio é fundamental para garantir que sua marca seja lembrada pelo público.
Por isso, o Programa Avançar criou o curso de Branding! Gratuito e com certificado para quem o conclui, esse curso vai te ajudar a criar a marca do seu negócio, criando uma relação com os consumidores e fazendo com que eles prefiram consumir o seu produto ou serviço já que se identificam com a sua marca.
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Além disso, temos algumas dicas para te ajudar a fazer a gestão da sua marca. São elas:
Ter um site institucional bem-elaborado
Segundo o estudo TIC Empresas 2017, 63% das organizações com 10 a 49 pessoas contam com um website próprio. Embora seja mais da metade, o número é baixo se comparado a companhias de maior porte. Também têm website:
- 78% das empresas com 50 a 249 pessoas;
- 89% daquelas com mais de 250.
É fundamental construir um bom site para expor as informações do seu negócio, como catálogo de produtos, canais de contato e endereço.
Um site institucional bem-elaborado pode causar uma impressão positiva no cliente em potencial, além de transmitir profissionalismo.
Criar conteúdo relevante
Ao oferecer conteúdo relevante para o seu público-alvo, você vai construir um relacionamento consistente com ele. Também vai ganhar notoriedade no seu setor de atuação ao resolver a necessidade do usuário.
Por exemplo, o blog de uma empresa de material de construção pode ensinar a realizar pequenos reparos em casa. Por meio de conteúdos úteis, ela vai ser vista com respeito pelo leitor, tornando-se referência na área. Isso contribui para aumentar as vendas, uma vez que em geral o conserto requer peças que o próprio negócio vende.
Para tanto, é preciso aplicar o marketing de conteúdo. Aliás, vale destacar que, conforme a pesquisa Content Trends 2018, 73% das organizações entrevistadas já empregam essa estratégia. Você não quer ficar para trás, certo?
Estar presente nas redes sociais
As redes sociais são essenciais em uma boa gestão de marca para pequenas empresas. Elas aproximam o negócio do cliente, propiciando um canal rápido de comunicação.
Nelas, é possível divulgar uma promoção, evento ou novidade. Dá para segmentar anúncios de acordo com as personas e realizar uma campanha a preço reduzido.
Também é possível melhorar a forma como a marca é vista com ações simples — responder ao cliente rapidamente, fazer uma publicação comemorativa e interagir com o público na seção de comentários, por exemplo.
As redes sociais são tão importantes que 94,4% das empresas estão presentes nelas, de acordo com o relatório Social Media Trends 2018. Elas também podem direcionar tráfego para o seu site ou blog, contribuindo para o marketing de conteúdo.
Contratar um especialista
Além de aplicar as dicas acima, é importante contratar um especialista em gestão de marca para ajudar a melhorar o branding da sua organização.
Com o apoio desse profissional, é mais fácil encontrar a estratégia que pode trazer o melhor retorno, considerando o seu setor e público-alvo. Afinal, lidar com adolescentes é diferente de tentar alcançar executivos com mais de trinta anos, por exemplo.
Por fim, vale reforçar que uma boa gestão de marca para pequenas empresas objetiva fortalecer a identidade visual do negócio e reforçar seus valores com o público e diferenciá-la da concorrência.
Saiba mais sobre o Programa Avançar
Com foco no desenvolvimento do empreendedor, trazemos uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio. Além de vídeos, podcasts e ebooks atualizados com as novidades do mercado, o Avançar oferece uma série de cursos com foco no empreendedor, entre eles: Curso de Educação Financeira, Curso de Crédito e Curso para MEI.
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