Busca
Agronegócio Gestão de Negócios

Ferramentas estatísticas: melhore os processos do seu negócio

Quem diria que a estatística poderia ajudar nas vendas de doces e salgados? Pois, é esta parte da matemática que está por trás da padronização da produção, ajudando a fazer com que todas as unidades do cento de coxinha ou da dúzia de brigadeiros tenham o mesmo peso, sabor e aparência. Aplicar a estatística a um negócio alimentício também permite identificar quais as causas mais comuns de problemas de gestão, ajudando na priorização das ações para melhoria.

Uma pesquisa, desenvolvida por um pesquisador do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP São Carlos, mapeou os problemas das micro e pequenas empresas do setor de alimentos de Poços de Caldas (MG) e desenvolveu um material para treinamento básico em ferramentas estatísticas.  

O conteúdo desvenda ferramentas básicas, com exemplos práticos e do dia a dia. Apesar de o material ser direcionado para negócios alimentícios, também serve para outros segmentos. As ferramentas exigem alguns cálculos matemáticos, mas não é preciso quebrar a cabeça para resolvê-los: o material explica como usar o programa Excel e fazer as contas. É preciso somente ter conhecimento básico de como inserir fórmulas, funções e criar gráficos.

São oito instrumentos:

1. Gráfico de Pareto

Permite identificar os problemas com maior ocorrência e aqueles com maior potencial de melhoria (ou seja, que trarão mais benefícios se resolvidos). Isso ajuda na decisão do que realmente vale a pena investir tempo e dinheiro.

Exemplo usado no estudo: Um estabelecimento alimentício tem recebido muitas reclamações de clientes. Quais problemas os clientes têm relatado? Há um ou mais problemas que se sobressaem em relação aos demais?

2. Diagrama de causa e efeito

Possibilita identificar causas potenciais de um determinado problema. 

Exemplo usado no estudo: A comida entregue por motoqueiro próprio chega fria ao cliente. Quais as possíveis causas desse problema?

3. Estratificação

Ferramenta que ajuda a explicar quando um problema ocorre, onde ocorre e porque ocorre.

Exemplo usado no estudo: Uma padaria tem recebido muitas reclamações por causa de variações no tamanho do pão francês. Será que algum padeiro está produzindo pães com maior variação de peso do que os demais?

4. Folha de verificação

Formulário de múltiplas utilidades utilizado para padronizar e facilitar a coleta de dados para fins estatísticos. 

Exemplo usado no estudo: Um estabelecimento decidiu compilar as reclamações recebidas semanalmente no último mês, utilizando uma folha de verificação para padronizar a coleta de informações para a análise.

5. Histograma

Gráfico que mostra a frequência com que um problema ocorre.

Exemplo usado no estudo: Variação de tamanho e peso do pão francês produzido por uma determinada padaria.

6. Diagrama de scatter ou de dispersão

Gráfico que ajuda a visualizar a relação entre duas variáveis.

Exemplo usado no estudo: Dono de estabelecimento achava que a nota de satisfação de cliente no aplicativo de entrega tinha relação com o atraso na entrega. Será que esta relação realmente existe ou a nota baixa é dada por outros motivos?

7. Gráfico e diagrama de controle

Permite distinguir a ocorrência de um problema recorrente de um extraordinário.

Exemplo usado no estudo: Clientes têm reclamado da variação de tamanho dos brigadeiros. Após melhorar e padronizar o processo, proprietária resolveu fazer uma produção piloto com três doceiras, para acompanhar de perto a produção e verificar se os doces passaram a ser feitos no tamanho e peso especificados.

8. Processo Sigma

Possibilita analisar o quão bem um determinado processo está sendo executado, a partir da determinação de uma margem de erro.

Exemplo usado no estudo: A cada 100 brigadeiros, é possível que duas unidades apresentem defeitos (como peso incorreto). Ao examinar a produção, contatou-se 7 defeitos. Qual o nível de eficiência desse processo?

O descritivo e o passo a passo de cada uma das ferramentas estão disponíveis na íntegra da pesquisa “Ensino de ferramentas estatísticas que aproximam a sociedade do controle estatístico de qualidade”, disponível na Biblioteca de Teses da USP. Os instrumentos são apresentados a partir da página 125.

Quer contar com uma ferramenta completa de Gestão de Negócios? Conheça o CoPiloto Santander, uma plataforma simples e prática. Com ela, você controla seu estoque, registra pagamentos, acessa o fluxo de caixa, emite notas, organiza as informações dos seus clientes, além de ter disponível uma loja virtual para sua empresa.

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.