Criar e implantar uma estratégia de marketing não é um investimento exclusivo de grandes organizações. Os pequenos e médios negócios também podem e devem ter estratégias de marketing. É apenas uma questão de usar bem a criatividade para gastar dinheiro com ações de resultados efetivos. Às vezes, pequenos empresários podem entender que planos de marketing com poucos recursos e produtos se limitam a um plano de vendas. |
Segue abaixo algumas dicas para fazer marketing gastando pouco:
1. Internet
É um canal relativamente barato se você souber identificar o seu público e conhecer os mecanismos de indexação para você aparecer na primeira página dos mecanismos de busca, como o Google.
2. Redes sociais
É uma boa forma de divulgação, com uma boa relação custo-benefício. Sobretudo, se você se mantiver ativo nas redes e buscando sempre cultivar relacionamentos, mais do que vendas. Existem várias ferramentas para usar bem as redes sociais, mas o melhor caminho ainda é encontrar os grupos certos que vão se interessar pelo seu produto/serviço.
3. Parcerias
Você pode fazer parcerias de divulgação ou montar estratégias de comunicação com parceiros estratégicos. Assim você compartilha os custos e aumenta o valor percebido para o cliente com ofertas mais completas e integradas. Divulgar um produto complementar ao seu em seu site te abre portas para ter seu produto divulgado nas redes do parceiro, de forma que todos saiam ganhando.
4. Anúncios
Existem formas baratas de anunciar. Quanto mais específico for o segmento-alvo, mas direcionada pode ser a comunicação. Assim, você pode escolher um veículo que tenha uma tiragem menor, portanto é mais barato anunciar, porém é focado no seu público específico. Se você tem um negócio geolocalizado, por exemplo, uma pizzaria delivery, só faz sentido usar as mídias locais, como o jornal da cidade, a rádio da cidade e os outdoors da cidade, onde o custo é bem menor.
5. Promoção
Qualquer forma de interação direta com o cliente no qual você pode divulgar seu produto e fazer a venda direta também. Alguns canais indiretos de interatividade podem funcionar bem em alguns casos, como a propaganda boca a boca. Este tipo de canal é apropriado para negócios que não precisam crescer de forma escalável e que sejam baseados em percepção de valor do cliente.
6. Mídia espontânea
Dependendo do apelo de valor do produto, uma boa assessoria de imprensa não será muito cara e pode valer a pena, pois eles são especializados em fazer o seu produto ser mencionado em reportagens e matérias jornalísticas. Sai mais barato e dá mais credibilidade.
7. Newsletter
Um meio de manter a comunicação ativa com seu público-alvo, lembrando que estas Newsletters não precisam ser encaminhadas ao seu púbico apenas a partir dos endereços de email, mas por caminhos virtuais na rede ou até mesmo físico, por meio de folders e prospectos.
Para cada segmento de atuação pode ter outros caminhos baratos para fazer marketing, é uma questão de dominar bem o setor, ter bons contatos na área e usar bastante a criatividade.
Marcos Hashimoto é Professor do Mestrado Profissional em Administração de Empresas da Faculdade Campo Limpo Paulista e da Fundação Instituto de Administração (FIA), Consultor e Palestrante, doutor em Administração de Empresas pela EAESP/FGV (Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas), autor do livro Lições de Empreendedorismo e do software SP Plan de planos de negócios. Seu site pessoal é www.marcoshashimoto.com
Leia também:
» Como desenvolver sua estratégia de crescimento
» Os quatro estágios dos negócios de alto impacto
É um canal relativamente barato se você souber identificar o seu público e conhecer os mecanismos de indexação para você aparecer na primeira página dos mecanismos de busca, como o Google.
2. Redes sociais
É uma boa forma de divulgação, com uma boa relação custo-benefício. Sobretudo, se você se mantiver ativo nas redes e buscando sempre cultivar relacionamentos, mais do que vendas. Existem várias ferramentas para usar bem as redes sociais, mas o melhor caminho ainda é encontrar os grupos certos que vão se interessar pelo seu produto/serviço.
3. Parcerias
Você pode fazer parcerias de divulgação ou montar estratégias de comunicação com parceiros estratégicos. Assim você compartilha os custos e aumenta o valor percebido para o cliente com ofertas mais completas e integradas. Divulgar um produto complementar ao seu em seu site te abre portas para ter seu produto divulgado nas redes do parceiro, de forma que todos saiam ganhando.
4. Anúncios
Existem formas baratas de anunciar. Quanto mais específico for o segmento-alvo, mas direcionada pode ser a comunicação. Assim, você pode escolher um veículo que tenha uma tiragem menor, portanto é mais barato anunciar, porém é focado no seu público específico. Se você tem um negócio geolocalizado, por exemplo, uma pizzaria delivery, só faz sentido usar as mídias locais, como o jornal da cidade, a rádio da cidade e os outdoors da cidade, onde o custo é bem menor.
5. Promoção
Qualquer forma de interação direta com o cliente no qual você pode divulgar seu produto e fazer a venda direta também. Alguns canais indiretos de interatividade podem funcionar bem em alguns casos, como a propaganda boca a boca. Este tipo de canal é apropriado para negócios que não precisam crescer de forma escalável e que sejam baseados em percepção de valor do cliente.
6. Mídia espontânea
Dependendo do apelo de valor do produto, uma boa assessoria de imprensa não será muito cara e pode valer a pena, pois eles são especializados em fazer o seu produto ser mencionado em reportagens e matérias jornalísticas. Sai mais barato e dá mais credibilidade.
7. Newsletter
Um meio de manter a comunicação ativa com seu público-alvo, lembrando que estas Newsletters não precisam ser encaminhadas ao seu púbico apenas a partir dos endereços de email, mas por caminhos virtuais na rede ou até mesmo físico, por meio de folders e prospectos.
Para cada segmento de atuação pode ter outros caminhos baratos para fazer marketing, é uma questão de dominar bem o setor, ter bons contatos na área e usar bastante a criatividade.
Marcos Hashimoto é Professor do Mestrado Profissional em Administração de Empresas da Faculdade Campo Limpo Paulista e da Fundação Instituto de Administração (FIA), Consultor e Palestrante, doutor em Administração de Empresas pela EAESP/FGV (Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas), autor do livro Lições de Empreendedorismo e do software SP Plan de planos de negócios. Seu site pessoal é www.marcoshashimoto.com
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