Foto: Envato Elements
Conteúdo atualizado em 13/05/2020
Você provavelmente já pulou um anúncio na hora de assistir a um vídeo no YouTube ou apagou e-mails de uma marca por se sentir incomodado. Muitas empresas podem ter suas imagens afetadas negativamente por causa de inúmeras falhas em ações de marketing digital – e, por consequência, perder clientes e oportunidades.
Para evitar isso, é fundamental que, tanto o líder como os colaboradores, fiquem atentos para que a marca não realize ações que resultem na rejeição do público. Reunimos os 6 principais erros que podem atrapalhar a atuação do seu marketing digital:
1. Mensagem não agrega valor ao usuário
Conhecer as pessoas que visitam os seus canais de comunicação com frequência é uma das formas de identificar que tipo de conteúdo os interessam mais. Enviar mensagens que agregam pouco valor ou não chamam a atenção pode diminuir o envolvimento do usuário com a marca e, consequentemente, a taxa de engajamento.
2. Tratar todos da mesma forma
É importante tornar o seu e-mail marketing mais personalizado, a fim de fazer com que o usuário confie naquilo que está sendo dito. Incluir perguntas e comentários também é uma boa maneira de fazer com que a pessoa se sinta especial.
3. Deixar os testes em segundo plano
Fazer o uso de testes é uma das formas mais eficientes de descobrir em qual tipo de conteúdo ou post o seu usuário está mais interessado. Os Testes A/B, por exemplo, podem aumentar as conversões das suas campanhas.
4. Excesso de mensagens em um só canal
Imagine um possível cliente que está interessado em suas soluções, mas. em apenas uma semana, ele já recebeu uma série de e-mails, sempre com mensagens parecidas e enviadas pela mesma pessoa. O erro pode acontecer em qualquer outro canal, como as redes sociais. É importante tomar cuidado para que o usuário não se sinta saturado de informações sobre a sua empresa. Se isso ocorrer, ele poderá associar a sua marca a algo chato.
5. Baixo engajamento nas redes sociais
Fazer publicações sem planejamento e foco no usuário pode prejudicar a página da marca em redes sociais como o Facebook e Instagram. Nesse sentido, é importantíssimo interagir com as pessoas e responder a comentários e perguntas.
6. Não acompanhar as métricas
É essencial que a sua equipe utilize ferramentas de acompanhamento das métricas, com o objetivo de analisar as taxas de abertura, engajamento e unsubscribe (descadastro). Quando o índice de abertura de um e-mail for mais alto do que a média, por exemplo, você pode perguntar ao usuário por que ele gostou tanto daquele conteúdo específico. É possível ainda estudar os motivos pelos quais tantas pessoas cancelaram suas assinaturas.