O marketing digital é uma área versátil, com tipos variados de estratégia voltados para aumentar o reconhecimento da empresa, intensificar as vendas, educar o mercado, entre outros objetivos. Para isso, é fundamental usar técnicas que ajudem o cliente em potencial a descobrir o seu negócio.
Tanto o SEO quanto o SEM funcionam nesse sentido, trabalhando em conjunto com o melhor que um site de busca tem a oferecer. Veja neste artigo quais são os conceitos por trás das siglas, por que eles são vantajosos e qual deles usar na sua organização. Confira!
Qual é a diferença entre SEO e SEM?
SEO é a sigla para Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca. Consiste em práticas orientadas a melhorar o posicionamento orgânico (aquele em que não é preciso pagar para aparecer) do seu site em buscadores como Google, Bing e Yahoo.
Já o SEM se refere ao Search Engine Marketing, que em português chamamos de Marketing de Mecanismos de Busca. É o conjunto de ações de marketing veiculadas no ambiente de um motor de pesquisa. Isso envolve tanto o resultado natural, favorecido pelo SEO, quanto a mídia paga na forma de link patrocinado.
Qual é o benefício do SEO?
A grande vantagem do SEO está na possibilidade de divulgar a sua marca em uma ferramenta muito utilizada por quem tem acesso à internet, sem precisar pagar diretamente por isso. Quanto mais relevante for o conteúdo do seu site ou blog empresarial para o usuário, maior será a chance de o mecanismo de busca dar a ele um bom posicionamento na página de resultado.
O que o SEM traz de vantajoso?
Além do impacto positivo do SEO, o SEM ainda tem a opção de utilizar anúncios para aumentar a eficiência da sua estratégia. Ao investir em mídia paga para a geração de tráfego, dependendo da configuração e segmentação da campanha, você começa a ver o investimento dar resultado praticamente de imediato.
Qual é a melhor estratégia?
É importante ter em mente que uma estratégia direcionada para a busca orgânica requer otimizações que levam tempo. Por esse motivo, o retorno do SEO costuma vir no médio ou no longo prazo. Entretanto, é um resultado mais barato e duradouro.
Se a formatação da página for feita da maneira adequada, se o conteúdo publicado for relevante e se ele incentivar outros sites a incluírem links para o seu material, é provável que o resultado seja consistente — mesmo que demore um pouco.
Por outro lado, se você precisa de uma ação com efeito no curto prazo, a tática com link patrocinado é mais recomendável. Mas lembre-se de que isso pode exigir um investimento maior. Nesse caso, seu orçamento deve ser proporcional ao tempo que deseja manter a campanha no ar.
Então, é seguro dizer que o SEM é a opção mais completa para a empresa que quer marcar presença nos mecanismos de busca. No início, o ideal é focar na mídia paga e já atrair audiência enquanto coloca em prática os esforços de SEO. Em seguida, reduza gradativamente a despesa com links patrocinados, à medida que percebe o retorno da busca orgânica.
O SEO e o SEM estão fortemente interligados. Usando as técnicas relativas a cada conceito da maneira apropriada, você cria um cenário favorável para o sucesso da estratégia de marketing digital, enquanto usufrui de um excelente Retorno Sobre o Investimento (ROI).