Fidelização é um conceito que já faz parte da estratégia de muitas empresas, que apostam em benefícios para atrair e engajar consumidores. Estar atento à jornada do cliente e capturar todas as informações que irão possibilitar uma abordagem mais minuciosa estão entre os métodos de como fideliza-lo. Conheça outras dicas para ampliar a lealdade dos consumidores.
Comunique-se bem
Além de procurar conhecer bem o seu cliente e os hábitos dele, torne a comunicação mais atrativa. Seja claro e objetivo ao apresentar o seu produto ou serviço. Em primeiro lugar, faça valer a frase clássica durante o atendimento: “Posso ajudá-lo? ”. Isto quer dizer que você deve realmente amparar os anseios de seu cliente para somente depois falar em preços ou promoções.
Faça o cliente se sentir especial
Educação e sorriso no rosto são fundamentais para um bom atendimento. Porém, essas características são tão básicas que raramente vão ser determinantes para fidelizar o cliente. Hoje em dia é preciso ir além do convencional e do previsível.
O consumidor deve se sentir especial, único. Para tanto, você deve seguir estratégias do tipo: mostre que se preocupou com cada passo de seu cliente na empresa e que não mediu esforços para desenvolver o atendimento com zelo e afeição.
Não seja ansioso com as vendas
Perseverante, sim. Ansioso, jamais. Há uma diferença muito grande entre as duas características. Enquanto vendedor, você não deve se desesperar e partir para o tudo ou nada – no sentido de “empurrar” determinado produto ao consumidor. Seja paciente e crie uma relação com o cliente.
Nem sempre uma pessoa entra em uma empresa para, de fato, comprar ou contratar um serviço. Se você acha que a sua insistência sem controle vai lhe render bons frutos está enganado. Fidelizar um cliente é, acima de tudo, estar sujeito a gastar a sua conversa simplesmente como forma de estabelecer elo e vínculo saudáveis.
Esteja atento à opinião do cliente sobre o seu negócio
Não é do perfil de todos falarem “na cara” quando ficaram insatisfeitos com o atendimento. Por isso, mantenha canais de marketing na Internet, como sites e páginas em redes sociais, para poder filtrar o que de bom ou de ruim estão dizendo a respeito da sua empresa.
Através dos testemunhos, você consegue enxergar em quais aspectos pode melhorar para fidelizar o maior número de clientes possível.