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Como fidelizar clientes com seus e-mails

Foto: Shutterstock

Trocamos centenas de e-mails diariamente com dezenas de pessoas. Por isso, muitas vezes não nos atentamos se estamos realizando uma comunicação efetiva com a parte mais importante do sucesso de um negócio: os clientes.

Se você se comunica com clientes via e-mail todos os dias, têm, nas mãos, as chances de melhorar sua reputação como empresa e estreitar o relacionamento com os consumidores. Antes de aprender técnicas de fidelização por correio eletrônico, considere que toda vez que uma mensagem é enviada sem pensar, uma oportunidade de negócios ou vendas pode ser desperdiçada.

Por isso, concentração pode ser importante no momento de estruturar um e-mail. O primeiro passo para mudar seu posicionamento online deve ser parar de digitar a mensagem com pressa e em momentos inadequados. Também será preciso planejamento:

ANALISE QUAIS CLIENTES PREFEREM A COMUNICAÇÃO POR E-MAIL
Por mais que seja raro, não são todos os clientes que gostam de se comunicar por e-mail. Alguns preferem telefone e outros optam por trocar informações pelas redes sociais, por causa da praticidade. Por isso, é necessário definir quem da sua base de clientes prefere conversar por esse meio. Afinal, não adianta criar conteúdo, caso eles não forem visualizar.

Antes de iniciar uma conversa, pergunte se o cliente quer se comunicar por e-mail ou se prefere outro canal de comunicação. Caso ele opte pelo correio eletrônico, siga os próximos passos.

RESPONDA COM RAPIDEZ
Lembre-se: o sucesso do seu negócio depende do seu relacionamento com os clientes. São eles que contribuem com seu orçamento e, mais do que isso, falam bem da sua empresa para sua rede de contatos.

Por esse motivo, caso se proponha a resolver assuntos por e-mail, não demore mais do que um dia para retornar os questionamentos do cliente. Se necessário, coloque lembretes para não se esquecer. Demorar dias para retornar pode ser interpretado como falta de profissionalismo.

SEJA BREVE
Nossa caixa de e-mails vive lotada, não é mesmo? Por isso, não perca tempo enviando e-mails gigantes que não serão lidos. Aprenda a ser sucinto e sempre comece escrevendo tendo em mente aonde a comunicação precisa chegar.

SEJA AMIGÁVEL
Seja educado em suas respostas. Comece com um comprimento, questione se está tudo bem e termine com um obrigado.

LEIA ANTES DE ENVIAR
Se todas as pessoas lessem seus e-mails antes de enviá-los, muitos problemas já teriam sido evitados. Falhas como errar o destinatário, compartilhar uma informação confidencial para o profissional errado são mais comuns do que imaginamos. Para evitar gafes e desentendimentos, leia a mensagem antes de compartilhá-la com seu cliente – verificando se o conteúdo está correto e de acordo com o que estavam discutindo.

 

 

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