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Como criar um planejamento de marketing que gere resultados?



Qual estratégia você utiliza para divulgar a sua empresa? É muito importante criar um planejamento de marketing para a sua companhia.

A iniciativa ajuda a chamar a atenção de futuros clientes e equilibrar o investimento em mídia. Saiba como criar um plano de marketing que funcione para o seu negócio!

Construção da persona

A primeira etapa para criar uma estratégia de marketing é descobrir quem é a sua persona. Isso vai te ajudar a identificar o perfil do seu cliente, que deve servir para desenvolver os materiais que vão de fato interessá-lo.

É preciso entender que persona é diferente de público-alvo. Ela define de maneira mais específica qual é o perfil do seu consumidor. Por exemplo: Joana tem 25 anos, está no final da faculdade e trabalha para pagá-la. Ela tem pouco tempo disponível, mas sempre que pode utiliza o Facebook e o Instagram para acompanhar as novidades de seus amigos.

Como isso pode ajudá-lo? A definição da persona contribui para entender a linguagem do seu cliente e os canais de comunicação que ele costuma utilizar — nesse caso, o Facebook e o Instagram. Portanto não seria útil investir no Twitter, por exemplo.

Se você tem dúvida de como identificar a persona do seu negócio, o ideal é buscar ajuda de uma empresa especializada nesse segmento.

Observação do comportamento da concorrência

Quem é o seu principal concorrente? Você precisa identificá-lo para acompanhar a estratégia de marketing utilizada e buscar fazer melhor. É importante avaliar os pontos fortes de outros competidores para saber o que aperfeiçoar na sua própria campanha. Também é fundamental conhecer os erros dos concorrentes para evitá-los.

Descubra o seu diferencial e busque um espaço no mercado. Você precisa ser criativo para chamar a atenção do consumidor, pois ele já está cansado de ser “empurrado” para uma compra.

Dependendo do perfil do seu negócio e da persona, você pode usar o humor para conquistar a atenção do cliente. Em outros casos, pode apostar em vídeos e fotos para apresentar o seu produto ou serviço.

Imagine, por exemplo, uma loja de cosméticos que está com um produto novo para o cabelo. O gerente pode realizar um teste estilo 'antes e depois' (e registrar com fotos) para mostrar o efeito conquistado. Depois, é só divulgar nas redes sociais da empresa a fim de atrair a atenção dos clientes.

Elaboração de planos e metas

O seu planejamento de marketing deve conter os seus objetivos de curto, médio e longo prazo. Só assim é possível manter o foco nas ações e conquistar mais clientes.

Se você acabou de criar uma página no Facebook e um blog para a empresa, o seu primeiro objetivo é ter mais visitas. A partir disso, é preciso atrair um número específico de leads (potenciais consumidores) e aumentar a conversão deles em clientes.

O plano funciona como um passo a passo para alcançar o objetivo final: conquistar clientes. Ele serve de guia para você não se esquecer de realizar as ações necessárias.

Análise de resultados

O seu plano de marketing também precisa prever qual métrica será usada para analisar o resultado da campanha. Você pode optar por observar quantas pessoas acessaram determinada página do blog nos primeiros meses, por exemplo.

Em um momento seguinte, a sua métrica pode ser baseada na geração de leads. Isso permite descobrir se o número de assinantes aumentou ou se permaneceu o mesmo.

Você consegue identificar o resultado de uma ação de marketing ao acompanhar essas métricas. Isso também ajuda a corrigir um processo que não deu retorno.

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