Para levar seus produtos e serviços para um maior número de consumidores, as empresas devem investir em um planejamento de marketing efetivo. Esse plano não consiste apenas em divulgar a marca por meio de anúncios físicos ou em redes sociais, e sim deve ser construído de forma que promova a interação entre a organização e seus clientes.
Muitas companhias acabam falindo não porque ofereciam serviços ruins ou produtos de baixa qualidade, mas sim por uma falha na comunicação entre a empresa e seus consumidores. Isso porque uma campanha de marketing só é efetiva quando desperta uma resposta em potenciais clientes e a maioria das organizações ainda não percebeu isso.
Uma comunicação vinda de uma empresa não pode impor algo, como “compre meu produto”. O e-mail marketing, anúncio ou post nas redes sociais deve dar uma boa razão para o cliente procurar a organização e se beneficiar com isso. Os negócios ainda são feitos entre pessoas, e não existe forma melhor de lidar com elas do que mostrando proximidade e estabelecendo uma relação de confiança e reciprocidade.
Atualmente, o canal mais utilizado para estreitar o relacionamento com clientes é o e-mail marketing. Descubra quando enviá-lo:
AGRADECER UMA COMPRA OU REGISTRO
O diálogo com o potencial cliente deve começar assim que ele indicar interesse em algum serviço ou produto. Questione, em uma linguagem interessante e positiva, se o consumidor precisa de ajuda para adquirir algo, se possui alguma dúvida e como sua empresa pode auxiliar a resolvê-la.
DIVULGAR PROMOÇÕES EXCLUSIVAS
Para reter clientes, a melhor aposta é investir em promoções exclusivas – ainda mais quando segmentadas para cada tipo de cliente. Por exemplo, não adianta indicar desconto em materiais de escritório para quem costuma comprar roupas – saiba direcionar o conteúdo e lembre-se: apresente-o como solução para as necessidades do consumidor e não como uma imposição.
ACOMPANHAR PÓS-VENDA
Não abandone seu cliente caso ele opte por fazer uma compra. O acompanhamento deve ser realizado desde a confirmação do recebimento do pedido até o questionamento sobre o que achou do produto/serviço/compra e como pode melhorar sua experiência como consumidor. Estimular o feedback dá credibilidade à organização, além de fortalecer o relacionamento com o público-alvo. Novamente: para que o consumidor volte a comprar, invista no envio de e-mail com promoções relacionadas às últimas compras.
COMEMORAR DATAS ESPECIAIS
Mostre que seu cliente sempre é lembrado. No dia do seu aniversário, por exemplo, envie um e-mail de parabéns ofertando alguma promoção exclusiva. Em datas comemorativas, como Black Friday, também invista em descontos personalizados de acordo com o perfil do consumidor.