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Calendário de marketing: como montar um para sua empresa

Montar um calendário de marketing da empresa é essencial para aproveitar as oportunidades do próximo ano. Esse instrumento ajuda a organizar cada ação publicitária que será empregada, de maneira sequencial ou hierárquica, de acordo com a especificidade da época.

Por exemplo, no Natal, é possível estabelecer ações que fomentem o clima natalino. Perto da Black Friday, sua campanha precisa ser focada em um desconto ou oferta atrativa, que pode ser pensada com antecedência tendo por base o calendário de marketing.

No meio virtual, ele ajuda a organizar a publicação de conteúdo em redes sociais, blog ou site da empresa. Portanto, é um instrumento importante para o negócio. A seguir, separamos dicas práticas para montá-lo. Confira!

Analisar a concorrência

Primeiramente, é importante analisar toda campanha da concorrência que deu certo e a época em que ela foi implementada. Aplicando benchmarking (análise das melhores práticas em um segmento), será possível aprimorar seu marketing.

Lembre-se: é importante ajustar a ação ao contexto do seu negócio. Aliás, também é válido observar e adaptar a campanha de marketing de uma organização de outra área.

Definir as datas importantes

É fundamental definir as datas importantes para o setor da sua empresa. Por exemplo, liste todo momento festivo — como Natal, Dia das Mães e dos Pais, Dia das Crianças… Dessa maneira, é possível trabalhar melhor cada ação de promoção de mercadoria ou de serviço, dedicando mais pesquisa e tendo como resultado um planejamento mais detalhado.

O calendário ajuda também na preparação da empresa para uma época de sazonalidade, quando as vendas sobem ou caem muito. Nesse caso, o marketing precisa adotar um posicionamento distinto — como investir bastante em divulgação nos momentos de baixa procura.

Também é possível conceder um desconto, fornecer um brinde ou realizar uma abordagem externa a fim de melhorar a relação com a clientela mais fiel. Tudo para alavancar o negócio, para compensar a queda no faturamento.

Planejar a execução da ação com antecedência

Cada abordagem publicitária deve ser planejada com maior antecedência e precisão, para que sua chance de sucesso seja melhor em determinada época. Deixar para preparar tudo em cima da hora pode não só sobrecarregar a equipe, como gerar um retorno aquém do desejado.

Até mesmo os blogposts e demais conteúdos que fazem parte de seu marketing de conteúdo devem contar com planejamento. Isto é, é preciso programar a data em que o material será postado para o público.

Montar um calendário de marketing digital e físico é importante para guiar a equipe da área em suas atribuições. Além disso, facilita a implementação de uma ação inovadora, uma vez que há tempo hábil para que ela seja trabalhada. Além disso, o instrumento ajuda o gestor a avaliar melhor se o resultado pretendido foi alcançado em determinado período.

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