Busca
Agronegócio Gestão de Negócios

Automação e Inbound Marketing são as grandes tendências da área digital

Foto: Divulgação 


Nos dias atuais, é cada vez mais importante investir em marketing digital para diferenciar-se da concorrência e atrair mais clientes. Novas ferramentas e modelos de otimização de marketing têm se tornado comum entre as empresas.
 
O aplicativo Uber, por exemplo, usa uma estratégia interessante para estimular o chamado fator K da marca, que é o potencial de indicação do produto ou serviço de um cliente para outro. Quando o usuário se cadastra, ele ganha um voucher de desconto para dar a um amigo que usará pela primeira vez o serviço oferecido pelo Uber. O modelo incentiva a criação de uma máquina de vendas que pode, muitas vezes, se encaixar perfeitamente em outros tipos de negócios.

Outro exemplo é o Airbnb, plataforma de hospedagem alternativa, que cria uma comunidade em cada país ou local aonde chega, com os usuários que mais utilizam o serviço. Dessa forma, a empresa trabalha para que essa comunidade seja muito fértil, promovendo eventos presenciais e se comunicando online, fazendo, assim, com que essas pessoas se tornem os primeiros divulgadores da marca no local. A estratégia também pode ser adaptada para outros negócios, com ferramentas gratuitas como a criação de grupos no Facebook, por exemplo.

Para o coordenador do núcleo de estudos e negócios em Marketing Digital da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Pedro Waengertner, as principais tendências do Marketing Digital hoje são:

Inboud Marketing
O Inbound Marketing é quando a empresa traz o cliente ou prospect até o site da companhia para trabalhar o contato com conteúdo, até fidelizá-lo. 'Ao usar essas ferramentas, em vez de apenas falar que o produto é legal, a organização vai usar o marketing de conteúdo para atrair a atenção do cliente e trabalhar a estratégia de cadastro', explicou Waengertner.

Automação
A automação é a mídia programática que estabelece que a empresa deixe de comprar um espaço e passe a comprar uma audiência, que estará espalhada em vários locais. 'Tudo que pode ser automatizado, será'. Dessa forma, as pessoas irão conseguir compreender as métricas da empresa de uma maneira mais otimizada.

Segundo ele, é muito forte a tendência de integração entre a área de vendas e de marketing: 'isso tem sido observado nas grandes empresas de tecnologia que hoje despontam no Vale do Silício'. No entanto, Waengertner alerta que é importante saber dosar a parte humana da interação com a automação do marketing. 'Não se pode deixar de focar na percepção do cliente e em como trabalhá-la de maneira a fazer o consumidor se sentir único e exclusivo'. A automação é uma grande otimização de resultado e custo beneficio. 'Quando as empresas começam a adotar esse tipo de lógica, os resultados são muito maiores'.

Leia também:
» Como utilizar o storyselling como ferramenta de marketing
» Saiba como potencializar o Google AdWords na sua empresa


 

Post ID: | Current Page ID: 2872

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.