Busca
Agronegócio Gestão de Negócios

7 técnicas de storytelling para atrair mais clientes

 Foto: Shutterstock

Se alguém lhe perguntasse o que você sabe sobre a criação de grandes marcas como a Apple ou a Disney, provavelmente você responderia algo sobre como Steve Jobs criou a gigante da maçã ou a grande capacidade que Walt Disney tinha de criar histórias. Os exemplos podem demonstrar o poder do storytelling como uma ferramenta de conexão entre a marca e o seu público.
 
A estratégia de contar uma boa história para captar a atenção e inspirar um potencial cliente pode ser utilizada tanto para o lançamento de novos produtos ou serviços, como em um anúncio que visa reforçar a imagem da marca. Com uma história autêntica e emocionante, a companhia tem a oportunidade de atrair mais potenciais clientes e, consequentemente, aumentar as suas vendas.

A seguir, listamos 7 técnicas poderosas de storytelling para uma empresa:

1. Transforme a mensagem em uma história
Para que seja bem contada, a história deve ser planejada e preparada cuidadosamente. Portanto, reúna todas as informações que precisam estar presentes na história e reflita como ela poderá ser abordada de maneira criativa e única.

2. Não coloque o discurso de vendas em 1º plano
Mesmo que a ferramenta seja usada para lançar um novo produto ou serviço, é importante ter em mente que o objetivo principal é conectar o público com a marca. Portanto, em vez de tentar apenas vender um shampoo, a organização pode, por exemplo, humanizar a sua imagem criando uma conexão com as mulheres, assim como fez a Dove com a 'Campanha da Real Beleza'.


<iframe height="315" src="https://www.youtube.com/embed/Il0nz0LHbcM" style="display: block; margin-left: auto; margin-right: auto;" width="560"></iframe>



3. Ajuste a história ao formato
Vídeos, fotos, áudios, e-books e blog posts são alguns tipos de formatos que podem ser utilizados. O mais importante é que o modelo escolhido esteja de acordo com o comportamento do público-alvo. Aproveite o avanço da tecnologia e insira conteúdos multimídia para tornar a história mais interativa e atraente.

4. Tenha um bom personagem 
Em 2011, a artista norte-americana Emma Coats, que trabalhou na Pixar, divulgou 22 regras de storytelling adotadas pela empresa. Veja 3 delas abaixo:

- É importante que os personagens consigam expressar suas opiniões sobre fatos e acontecimentos;
- Desafie o seu personagem colocando-o fora da zona de conforto dele;
- Reflita como você se sentiria se estivesse na situação do personagem, a fim de adicionar credibilidade à história.

5. Defina um arquétipo
O arquétipo é um elemento que pode contribuir para que a história emocione o potencial cliente. Um dos arquétipos mais famosos é a jornada do herói, que torna o personagem um herói visando conectá-lo ao público. No entanto, existem diversos outros, como: inocente, protetor, explorador, piadista e rebelde.

6. Tenha um começo, meio e fim
Não há um padrão a ser seguido, mas é importante que a história tenha um início, meio e fim. Essa estratégia ajuda a gravar os momentos mais marcantes na memória do público.

7. Prepare uma surpresa
É importante que a história contenha uma reviravolta repentina. Um elemento surpresa tem a capacidade de prender a atenção do público e destacar a marca da concorrência.

Confira abaixo exemplos de grandes marcas que souberam utilizar o storytelling como uma ferramenta poderosa:

Em 2011, a Vivo criou uma propaganda de 4 minutos que foi bastante comentada nas redes sociais com dois atores encenando a música “Eduardo e Mônica”, da banda Legião Urbana.


<iframe height="315" src="https://www.youtube.com/embed/gDklXkIzAZg" style="display: block; margin-left: auto; margin-right: auto;" width="560"></iframe>


 

No vídeo “The Swim”, a Visa contou a história de superação da nadadora olímpica síria Yusra Mardini, que salvou a vida de mais de 15 pessoas quando fugia da guerra em um barco.


<iframe height="315" src="https://www.youtube.com/embed/zpOGJb61ubg" style="display: block; margin-left: auto; margin-right: auto;" width="560"></iframe>



Leia também:
» O poder nas mãos dos clientes
» Como utilizar o storyselling como ferramenta de marketing

 

 

Post ID: | Current Page ID: 6227

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.