Foto: Shutterstock
O número de smartphones em uso no Brasil atingiu 168 milhões em maio de 2015, segundo uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Otimizar a experiência desse usuário na página da marca a fim de convertê-lo em um lead é uma tática que pode fazer toda a diferença nos resultados da empresa.
O número de smartphones em uso no Brasil atingiu 168 milhões em maio de 2015, segundo uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Otimizar a experiência desse usuário na página da marca a fim de convertê-lo em um lead é uma tática que pode fazer toda a diferença nos resultados da empresa.
Para isso, a organização pode adotar diversas estratégias de Mobile Marketing que buscam estreitar essa relação com o visitante. Primeiramente, é fundamental cerificar-se de que o site seja 'amigável', ou seja, com um design adaptado para dispositivos móveis. O objetivo é diminuir as chances de o usuário deixar a página.
A seguir, destacamos 5 táticas que podem aumentar os leads da sua empresa:
1. Criar bons 'calls to action'
Para direcionar o usuário a tomar uma ação, é importante que o site da marca contenha 'calls to action' que transmitam a informação com eficiência em fração de segundos. Utilizar imagens pode ser interessante, mas é necessário tomar cuidado para que a atenção não seja desviada. Assim como no desktop, os textos precisam ser diretos, simples e claros. Se você deseja se inspirar, confira os 'calls to action' aplicados pela página do Hubspot, referência em Marketing Digital.
2. Adotar formulários de construção progressiva
Manter formulários extensos demais pode fazer com que o usuário se canse e abandone a página durante o preenchimento pelo smartphone ou tablet. Para evitar que isso ocorra, a marca pode adotar a estratégia do “progressive profiling”, em que as informações são coletadas aos poucos. Por exemplo, no primeiro formulário, o usuário deve responder apenas as perguntas mais básicas, como nome e e-mail. No próximo, a organização pode solicitar dados como o cargo dele na empresa e o ramo de atuação.
3. Integrar o online e o off-line
Aproveitar o networking e os dados obtidos ao participar de seminários e feiras é uma ótima oportunidade para ampliar a base de leads da empresa. Depois de capturar os e-mails de potenciais clientes nestes eventos, por exemplo, a marca pode segmentar para essa lista a sua próxima publicação patrocinada nas redes sociais.
4. Otimizar o conteúdo
A otimização para mecanismos de busca (SEO) é algo que não pode ser ignorado na hora de criar o conteúdo. Com as estratégias de SEO, a marca tem a oportunidade de aumentar a busca orgânica, permitindo que os usuários que navegam por páginas como o Google vejam relevância no seu site.
Para obter um bom posicionamento, há diversas táticas que devem ser adotadas, por exemplo, incorporar palavras-chave segmentadas no título, no corpo do texto e nas tags. Além disso, para enriquecer a experiência do potencial cliente, é importante ter em mente que os conteúdos devem ser publicados com uma frequência pré-definida e em diferentes formatos.
5. Aproveitar as redes sociais como um catalisador
Segundo dados da pesquisa Digital in 2016, da agência internacional We Are Social, 45% da população ativa no Brasil utiliza as redes sociais. Por que não aproveitar esse canal para gerar mais leads? A estratégia já é utilizada por muitas empresas, que oferecem, por exemplo, descontos especiais para pessoas que curtem a página da marca nas redes sociais.
A seguir, destacamos 5 táticas que podem aumentar os leads da sua empresa:
1. Criar bons 'calls to action'
Para direcionar o usuário a tomar uma ação, é importante que o site da marca contenha 'calls to action' que transmitam a informação com eficiência em fração de segundos. Utilizar imagens pode ser interessante, mas é necessário tomar cuidado para que a atenção não seja desviada. Assim como no desktop, os textos precisam ser diretos, simples e claros. Se você deseja se inspirar, confira os 'calls to action' aplicados pela página do Hubspot, referência em Marketing Digital.
2. Adotar formulários de construção progressiva
Manter formulários extensos demais pode fazer com que o usuário se canse e abandone a página durante o preenchimento pelo smartphone ou tablet. Para evitar que isso ocorra, a marca pode adotar a estratégia do “progressive profiling”, em que as informações são coletadas aos poucos. Por exemplo, no primeiro formulário, o usuário deve responder apenas as perguntas mais básicas, como nome e e-mail. No próximo, a organização pode solicitar dados como o cargo dele na empresa e o ramo de atuação.
3. Integrar o online e o off-line
Aproveitar o networking e os dados obtidos ao participar de seminários e feiras é uma ótima oportunidade para ampliar a base de leads da empresa. Depois de capturar os e-mails de potenciais clientes nestes eventos, por exemplo, a marca pode segmentar para essa lista a sua próxima publicação patrocinada nas redes sociais.
4. Otimizar o conteúdo
A otimização para mecanismos de busca (SEO) é algo que não pode ser ignorado na hora de criar o conteúdo. Com as estratégias de SEO, a marca tem a oportunidade de aumentar a busca orgânica, permitindo que os usuários que navegam por páginas como o Google vejam relevância no seu site.
Para obter um bom posicionamento, há diversas táticas que devem ser adotadas, por exemplo, incorporar palavras-chave segmentadas no título, no corpo do texto e nas tags. Além disso, para enriquecer a experiência do potencial cliente, é importante ter em mente que os conteúdos devem ser publicados com uma frequência pré-definida e em diferentes formatos.
5. Aproveitar as redes sociais como um catalisador
Segundo dados da pesquisa Digital in 2016, da agência internacional We Are Social, 45% da população ativa no Brasil utiliza as redes sociais. Por que não aproveitar esse canal para gerar mais leads? A estratégia já é utilizada por muitas empresas, que oferecem, por exemplo, descontos especiais para pessoas que curtem a página da marca nas redes sociais.
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