Influenciado por vários fatores externos, como a crise econômica brasileira e o preço do barril de petróleo, os postos de combustível podem aumentar sua lucratividade se aprenderem com o que está funcionando no setor. Fique atento a essas 3 dicas para aumentar a lucratividade em postos de gasolina.
Fidelize os clientes
Os programas de fidelidade em postos de combustível não podem ser considerados uma novidade, não é mesmo? No entanto, o que é novo nesse processo são as possibilidades que vêm sendo desenvolvidas para a aproximação do consumidor ao estabelecimento.
A transposição de serviços, por exemplo, é uma delas. Abastecimento na bomba que pode render diárias em hotéis, milhas em passagens aéreas etc. Cadastre clientes, crie um sistema de pontos de acordo com o consumo nas bombas e ofereça boas recompensas.
Outra novidade são os aplicativos desenvolvidos sob medida para proporcionar a fidelização dos clientes.
Conheça algumas opções ligadas às grandes redes, como é o caso dessa lista apontada pelo site Melhores Destinos, até o Beblue, que já está em atividade em postos de gasolina do interior do Estado de São Paulo.
Invista em espaços multifuncionais
Bem localizados, há muito tempo os postos de gasolina deixaram de ser apenas o local onde o motorista abastece, verifica fluídos do automóvel e calibra pneus. Lojas de conveniência bem equipadas, cafés, lanchonetes e padarias 24 horas estão disponíveis nos postos de gasolina e fazem sucesso.
A proposta é, cada vez mais, aproveitar o espaço e a infraestrutura dos postos de gasolina para investir nesses espaços multifuncionais – um movimento internacional chamado one stop shopping (compras em uma parada).
Estabelecimentos em rodovias, por exemplo, reconhecidos por serem o ponto de encontro de caminhoneiros de todo o país, podem oferecer facilidades e serviços a esses profissionais.
Um case recente sobre o conceito foi inaugurado na Zona Leste de São Paulo, pela rede Habib's, de fast food, que investiu em um posto de gasolina da marca, totalmente integrado com os serviços de alimentação.
O posto de gasolina compacto
As duas dicas apresentadas anteriormente estão relacionadas a estabelecimentos de grandes proporções. É possível pensar pelo caminho contrário: investir em postos de gasolina compactos.
Abastecer, pagar e partir. Esses são os lemas de postos que utilizam, até mesmo, containers adaptados para diminuir custos e oferecer praticidade.
O fato de ser um ambiente enxuto, com poucos funcionários também pode ampliar a margem de lucro.
*
Fique de olho no que vem acontecendo em postos de gasolina ao redor do Brasil e, também, no exterior.
Repense, ainda, os mecanismos de satisfação do cliente e formas de pagamento, como sistemas que faturam com a aproximação do veículo.
Esses são alguns caminhos para potencializar os lucros de seu posto de gasolina.