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Agronegócio Geral

6 lições de marketing que podemos aprender com o sucesso da Netflix

 

Só no primeiro trimestre de 2018, a empresa Netflix conseguiu aumentar sua receita em 40% e bater 125 milhões de usuários.

Estima-se que, dentro de uma década, o número de assinantes deve chegar a 262 milhões. Os dados apontam para a importância do investimento em inovação e também relevam algumas lições de marketing adotadas pela organização.

Aprender com uma empresa que cresceu no mercado é importante para conhecer as melhores práticas. Por isso, elencamos 6 ensinamentos sobre marketing que essa organização oferece. Confira!

1. Autenticidade e originalidade

Para competir com empresas televisivas já consolidadas no mercado, a Netflix buscou seu diferencial em produções originais, deixando de ser apenas reprodutora de conteúdo.

'House of Cards' e 'Orange is the New Black' são exemplos de séries autênticas, aclamadas pelo público por conta da qualidade e do envolvimento que conseguiram gerar.

2. Suporte e relacionamento

Manter um relacionamento saudável com o cliente foi uma chave para o sucesso da Netflix. Apostando nas redes sociais, a empresa procura sustentar um contato íntimo com o público — tanto para interagir e educar sobre o produto quanto para compreender a demanda do consumidor e dar o suporte necessário a ele.

3. Inovação

Compreendendo a demanda do cliente, a Netflix busca sempre a inovação para continuar crescendo no gosto do público. Um exemplo recente é a criação de uma meia que pausa automaticamente a programação da plataforma ao verificar que o usuário parou de se mexer.

Percebendo que o consumidor costuma dormir enquanto assiste a alguma produção, a organização tentou facilitar a sua vida. Por meio dessa criação original, ele pode saber em qual ponto parou e retomar a maratona no dia seguinte.

4. Alinhamento entre consumidor e produto

Quem já navegou pela plataforma da Netflix sabe que é preciso responder a determinados questionamentos sobre o tipo preferido de temática ou formato.

Por meio dessa classificação, a empresa consegue recomendar sempre um bom conteúdo, alinhando cada vez mais o produto ao consumidor. A coleta desses dados também permite entender qual é a melhor abordagem para a venda.

5. Conteúdo baseado em dados

O levantamento de informações acerca do cliente é de extrema importância para a entrega de um produto personalizado. Nesse sentido, a Netflix tende a fidelizar o usuário ao operar com base em um estudo aprofundado de hábito de consumo. Assim, consegue aprimorar seu serviço e estar de acordo com a expectativa do público.

6. Parceria com outras empresas

O marketing só é eficiente se houver comercialização do conteúdo. Compreendendo isso, a Netflix buscou diversos parceiros (especialmente jornais) para redigirem artigos que se encaixam com os anúncios da empresa e agregam valor ao produto.

Quer outro exemplo de parceria firmada pela instituição para aprimorar o marketing? Ela disponibilizou o conteúdo da plataforma aos passageiros da linha aérea Virgin América. A colaboração mútua foi uma forma de demonstrar e expor o produto a potenciais consumidores.

A comunicação empresarial é capaz de elevar o nível de confiança do cliente e captar novos consumidores. As lições de marketing da Netflix comprovam essa afirmativa. Afinal, sua voz autêntica, informal e compreensiva com a necessidade do público foi fundamental para construir uma marca forte no mercado.

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