Logotipo é a parte escrita que compõe o nome de uma marca, evocando um serviço ou produto e sendo parte fundamental de uma estratégia de marketing. Trata-se de uma forma que a organização tem de ser identificada pelo público e se destacar no mercado.
Estima-se que o país contará com mais de 17 milhões de pequenos negócios até 2022. Por isso, ser notado pelo consumidor deve ser prioridade para a instituição que almeja crescimento.
Pensando na importância da criação de um logo para promover a marca e gerar identificação no cliente, elencamos alguns esclarecimentos sobre o tema. Não deixe de conferir!
Qual é a importância do logotipo para a construção da marca?
O ser humano é extremamente visual. Afinal, esse sentido permite fazer assimilações, construir lembranças e gerar identidade. Notando essa peculiaridade, o mundo corporativo percebeu que a beleza visual da marca proporciona sentimento e gera, até mesmo, uma relação de confiança com o público.
No processo de construção de uma marca, o logo é importante porque possibilita a assimilação imediata de um serviço a determinada empresa. Explorando a sensação humana, o símbolo eleva a credibilidade do produto e viabiliza a fidelização do cliente.
Quais são os benefícios do logotipo?
Um dos principais benefícios do logotipo é sua contribuição para a estratégia de marketing. Quando a empresa elabora um logo e o divulga em jornais, revistas ou redes sociais, o consumidor passa a associar a mensagem da propaganda à marca da instituição.
Isso permite que a organização construa uma personalidade para se tornar atraente aos olhos da persona. A simbologia também contribui para a própria percepção sobre a confiabilidade da empresa por parte do consumidor.
Como construir um logotipo de qualidade?
Conheça o seu público
Antes de construir um logo, é importante entender com que tipo de pessoa a sua empresa dialoga. Dependendo do perfil e da necessidade do público, o símbolo pode demandar uma característica própria.
Uma organização que direciona seu serviço ao público jovem, por exemplo, poderá apostar em um conceito mais modernos para gerar identificação. A mesma lógica deve ser seguida em qualquer segmento.
Faça um planejamento
Com dados sobre o público-alvo em mãos, e tendo em mente os valores da instituição, será mais fácil direcionar o trabalho para construir o logotipo. Entretanto, para que a estratégia seja efetiva, o gestor deverá organizar suas ideias e montar um planejamento. Assim, é possível aprimorar o símbolo, elaborar diversas opções e estudar o impacto desse trabalho para a marca ao longo do tempo.
Peça que uma pessoa de fora analise o desenho
Quer uma dica interessante para avaliar se o logotipo está coerente com a proposta da empresa? Solicite a opinião de um terceiro. Pode ser tanto de um colaborador quanto de uma pessoa de confiança fora do contexto de trabalho.
Para tanto, é interessante ter em mãos algumas opções de design. Para a avaliação, esclareça qual é o critério que deve ser levado em conta. A pesquisa é simples, mas pode auxiliar muito na construção de uma empresa forte.
Para ganhar destaque no mercado, marca deve transmitir uma experiência positiva ao consumidor. Mas isso leva tempo e depende de uma série de fatores que vão muito além do design do logotipo.
Apesar da grande importância do símbolo na instituição, a empresa será capaz de se consolidar no mercado se souber dialogar com seu cliente e fornecer um serviço ou produto que esteja de acordo com sua expectativa.