Você saberia dizer como anda a sua empresa? Apesar de ser uma pergunta básica, ainda existe muito empreendedor que não tem ideia do seu impacto no mercado. Isso é comum quando não se mensura cada ação da companhia para descobrir como ela tem performado diante da demanda do consumidor.
Nesse artigo, você vai entender por que é necessário analisar o impacto de um negócio. Além disso, vai conhecer os principais indicadores que medem a performance da empresa. Confira!
Por que é necessário analisar o impacto do negócio?
Ao conhecer o impacto do negócio, a empresa consegue reunir informação estratégica sobre a sua influência social, ambiental e financeira. Com os dados em mãos, é possível não só legitimar a marca, mas também fortalecer a sua transparência e responsabilidade.
O conhecimento do impacto é a chave para diferenciar a organização no mercado, mostrando o valor que ela gera para a sociedade.
Quais indicadores precisam ser considerados na medição?
Existe uma série de indicadores úteis na medição do impacto do negócio. Veja os principais a seguir.
Indicador de qualidade
Está ligado ao processo de produção. Permite detectar alguma inconformidade que interfira na execução da atividade e, consequentemente, na qualidade do produto ou serviço oferecido. É medido pela comparação entre o nível de avaria do produto ou serviço pelo índice considerado ideal.
Indicador estratégico
Faz um comparativo entre a situação atual do negócio e a anterior. Isso permite saber se o seu planejamento estratégico está seguindo pelo caminho certo ou se é preciso fazer alguma modificação a fim de corrigir o rumo.
Indicador de custo
Auxilia na medição do custo empregado em cada atividade. Pode ser dividido em fixo e variável. É essencial acompanhá-lo com frequência para verificar se o recurso disponível está sendo aplicado corretamente em cada setor. Isso ajuda, por exemplo, a investir com maior eficácia e a cortar qualquer gasto supérfluo.
Lucratividade
O lucro é o valor obtido após o cumprimento de todo compromisso financeiro. Vale lembrar que uma empresa que não tem lucro não consegue se manter no mercado por muito tempo. Por essa razão, quanto maior for a lucratividade, mais competitivo o negócio se torna. Se o lucro estiver negativo, é preciso estudar uma estratégia para mudar essa realidade.
Produtividade
O indicador de produtividade serve para medir e melhorar a eficácia do processo da empresa, bem como otimizar a performance da equipe. Para medi-lo, é preciso ter um padrão previamente definido, seguido de uma análise do resultado obtido. Assim, será possível verificar se a expectativa foi alcançada. Se não, uma medida corretiva pode ser implementada.
Qual é a importância da clareza no resultado?
Ter clareza no resultado obtido em cada indicador permite que a empresa adote uma medida corretiva, como destacado no último tópico. A precisão ajuda não só a melhorar o processo, mas também a obter um retorno melhor.
No entanto, a importância vai além da correção. Ao ter um resultado claro, o negócio consegue adotar uma postura mais proativa em relação ao planejamento. É capaz também de estabelecer uma estratégia que ajude a empresa a se manter sustentável ao longo do tempo, valorizar seus pontos fortes e, consequentemente, aumentar a sua vantagem competitiva no mercado.
O resultado obtido por meio da correta medição do impacto do negócio é enorme, como pode ser visto no artigo. Se você deseja obter mais conhecimento sobre como aprimorar a sua empresa, não deixe de acessar a nossa página de desenvolvimento na parte de cursos online!