Uma empresa estável economicamente e em constante crescimento financeiro, em geral, aposta na boa gerência da equipe de vendas. Com um time de vendedores ativo e integrado, é possível elevar o resultado do seu negócio.
Segundo o relatório State of Inbound 2018, da Hubspot, 75% das organizações apontam que fechar mais negócios é a sua prioridade na área de vendas. Portanto, é necessário investir no profissional do setor comercial, além de ficar atento a políticas de melhoria voltadas para a área.
Pensando nisso, elencamos alguns pontos importantes a serem observados para gerir seu time comercial. Não deixe de conferir!
Conheça seus vendedores
Conhecer a equipe de vendas é fundamental para saber como direcionar adequadamente suas atividades. Observe-a com cautela, lembrando de avaliar os integrantes de forma individual.
Verifique também quais são os pontos fortes e fracos do grupo. Isso ajuda a distribuir as tarefas de maneira eficiente, entregando cada responsabilidade a quem estiver mais apto. Graças a isso, é possível otimizar toda atribuição e engajar o colaborador, que terá uma função compatível à sua habilidade.
Ofereça curso de qualificação
Um bom resultado no setor comercial geralmente é fruto de uma equipe de vendas capacitada para o trabalho. Ofereça treinamento de qualificação, motivando o colaborador a buscar conhecimento a fim de aprimorar sua atuação.
Oferecer uma gratificação por cada etapa avançada no treinamento pode ser uma boa forma de incentivar o profissional a melhorar. Assim, há maior probabilidade de ele ter um bom desempenho em sua função.
Disponibilize um canal de comunicação
Além de uma reunião periódica para o balanço do resultado, é importante que a equipe de vendas esteja alinhada aos outros setores. Afinal, o crescimento empresarial deve ocorrer em conjunto.
Para tanto, uma boa comunicação interna é fundamental. Mantenha um canal aberto para a troca de experiência, para o relato de desafios enfrentados e para qualquer conversa prática do dia a dia.
Saiba dar feedback
O feedback é uma ferramenta importante para o gerenciamento de pessoas. Por meio dela, o gestor pode demonstrar sua preocupação acerca do desempenho do colaborador e guiar o trabalho em equipe.
Para que essa análise individual gere um sentimento positivo no funcionário, é necessário saber avaliá-lo de maneira equilibrada. Busque ressaltar todo ponto positivo do seu trabalho, mas seja firme nas questões que deixam a desejar. O objetivo é eliminar qualquer atitude prejudicial na empresa.
Reconheça um bom trabalho
O reconhecimento do trabalho bem-executado na organização, tanto por parte da empresa quanto pela equipe, fomenta a boa experiência do colaborador. Consequentemente, isso aumenta seu engajamento com relação ao setor comercial.
A demonstração de gratidão pode ocorrer de diversas maneiras. Por exemplo, ao divulgar no ambiente organizacional uma declaração de agradecimento. Outra opção é a gratificação, que pode ser atribuída de várias formas. Que tal conceder um dia de folga ou um bônus?
Utilize métrica para avaliar o desempenho
Para que o gerenciamento seja eficiente, é necessário ter atenção ao resultado da equipe. Assim, será possível identificar todo ponto fraco e saber em quê se deve agir para mudar a estratégia do time.
Sempre que puder, utilize uma métrica de desempenho para avaliar o rendimento da equipe de vendas — como número total de leads gerados por ela e a quantidade de negócios fechados. Também analise a performance individual de cada colaborador.
A equipe de vendas é fundamental para o crescimento da empresa. Para uma boa gestão desse time, é necessário o acompanhamento constante de seu desempenho, a criação de estratégia para o engajamento do vendedor e o reconhecimento pelo seu esforço.
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