Você sabia que 88% dos consumidores que ganham um brinde promocional se lembram da marca com mais frequência? Isso acontece por diversos motivos, mas o principal é que todo mundo adora ser surpreendido positivamente.
Ao contrário do que possa parecer, essa estratégia não é exclusiva de grandes corporações. Ou seja, a pequena ou média empresa também pode se beneficiar! Basta adotar algumas práticas. Por exemplo, o monitoramento de um indicador que avalia o resultado de marketing.
Neste artigo, falaremos sobre o conceito de ROI, como ele é calculado e a utilidade desse recurso para medir a campanha com brindes. Continue a leitura para saber mais!
O que é ROI?
A sigla significa Return on Investment, ou, em português, Retorno do Investimento. É um método que calcula quanto você obteve de receita diante do que foi investido.
Pode ser aplicado em qualquer tipo de atividade comercial para melhorar o poder na tomada de decisão. Esse indicador é fundamental para ajudar a decidir se determinada ação é financeiramente viável ou não.
Como é calculado?
A fórmula para encontrar o ROI é a seguinte:
ROI = (lucro – investimento ÷ investimento)
Para expressar o valor em percentual, o resultado é multiplicado por 100.
Como medir o ROI de uma campanha com brindes promocionais?
Depois de colocar a distribuição do brinde em funcionamento, é o momento de avaliar se o objetivo foi alcançado. Com uso da tecnologia e de algumas ferramentas, é possível calcular o retorno criado por uma campanha desse tipo. Confira as dicas!
Faça pesquisa de satisfação do cliente
Elabore um questionário e disponibilize-o na internet para conhecer o nível de satisfação do seu público. Aproveite para saber se o cliente já tinha recebido algum material promocional da sua marca ou se foi a primeira vez.
Lembre-se de que a pesquisa serve para identificar os quesitos que mais agradam o consumidor. Portanto, pense em perguntas que possam gerar mudanças, e fique aberto para tomar qualquer providência necessária, independentemente do resultado obtido.
Crie uma landing page exclusiva
Landing page é uma página de conversão muito utilizada para captura de e-mails. No entanto, essa ferramenta também é uma excelente aliada para identificar o cliente que recebeu o brinde e fazer contato.
Para isso, é preciso usar um endereço único de landing page em vez da página inicial do site. Dessa forma, dá para saber quantas pessoas estão chegando por meio da campanha. Você pode divulgar o link com um disparo automático de e-mail para uma audiência específica.
Os brindes promocionais são uma estratégia poderosa de marketing. Para investir com a segurança de obter o retorno esperado, é essencial desenvolver um meio de analisar o ROI. Assim, o recurso é bem aplicado e não existe desperdício de tempo nem de dinheiro.