Busca
Agronegócio Geral

Como a atualização do algoritmo do Google afeta sites YMYL?



Recentemente, houve uma atualização do algoritmo  do Google, e isso gerou uma mudança na classificação de todo site que pertence à categoria YMYL (
Your Money or Your Life). Compreender essa alteração é a melhor maneira de evitar prejuízo para o negócio. Acompanhe!

O que é um site YMYL?

Uma página da categoria YMYL tem como prioridade promover felicidade, saúde, segurança ou conhecimento sobre finanças para o visitante. Sendo assim, fazem parte desse modelo:

  • e-commerce;

  • banco;

  • clínica médica ou odontológica;

  • website de informação sobre saúde;

  • página com tema jurídico;

  • site com informação sobre cidadania ou processo governamental.

Como a atualização do algoritmo  do Google pode impactar o negócio?

O resultado dessa mudança pode ser percebido de uma forma bem simples: com a queda do tráfego e da posição de ranqueamento no buscador.

Uma especialista no tema exemplificou o impacto da atualização do algoritmo . Ela mostrou algumas páginas que tiveram uma diminuição brusca de 750 para 200 mil visitas. Em contrapartida, há sites que saíram de um para dois milhões de usuários.

Por que isso acontece? O Google classifica uma página seguindo alguns critérios básicos:

  • perícia;

  • autoridade;

  • credibilidade.

Logo, esses elementos precisam estar presentes na hora de criar e atualizar o website, a fim de gerar valor para o usuário e credibilidade para a empresa.

Como proceder caso haja impacto negativo?

Se o website da companhia foi afetado pelo buscador, o ideal é desenvolver uma estratégia eficiente para contornar o problema. Veja a seguir o que fazer.

Informação de qualidade

O Google dá valor para o website que publica conteúdo relevante para o leitor. Portanto, ele espera que o material seja produzido e assinado por uma pessoa com conhecimento na área.

Sendo assim, o ideal é elaborar um texto mais amplo e que aborde o tema de forma completa sobre um assunto essencial para o negócio. Também deve-se desenvolver artigo complementar para reforçar o intuito da página.

Outra boa dica é atualizar o website com regularidade, pois isso também interfere no posicionamento do Google.

Validação da reputação

Valorize o cliente e ofereça uma boa experiência de compra. A autoridade da empresa não é considerada apenas pelo conteúdo, mas pela avaliação positiva do consumidor (quando atua na comercialização de mercadoria ou serviço).

Também é importante inserir uma página que identifique o responsável pelo material, a fim de gerar mais valor ao texto produzido.

Compatibilidade com mobile

Não tem como fugir dessa situação. O Google valoriza muito o site que funciona de forma adequada no smartphone ou tablet. Se a página da empresa ainda não está adaptada, terá uma baixa classificação no posicionamento de SEO (Search Engine Optimization).

Ficar atento a esse critério é essencial para melhorar a visualização do website e atrair um novo cliente para o negócio.

A atualização do algoritmo  do Google provocou uma mudança significativa no posicionamento dos sites no modelo YMYL. Se esse é o seu caso, o ideal é buscar o apoio de um parceiro especializado no tema. Ele poderá ajudá-lo a redirecionar a estratégia da empresa e alcançar um resultado melhor no buscador de pesquisa!_x000C_

Post ID: | Current Page ID: 6121

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.