Você quer ampliar a oportunidade de o cliente entrar em contato com a sua empresa? O Google Meu Negócio é uma funcionalidade da ferramenta que disponibiliza ao usuário o acesso a informações como endereço, e-mail e website.
A plataforma foi lançada em 2014 e oferece dados relevantes sobre a organização. Ela se torna ainda mais importante para quem é um empreendedor local. Gostaria de entender melhor o assunto? Acompanhe o artigo!
Como funciona o Google Meu Negócio?
A ferramenta facilita a popularização da marca no ambiente online. Nesse canal, o cliente pode inserir uma avaliação sobre a empresa, ampliando a sua credibilidade.
Uma organização que mantém um perfil gratuito no Google Meu Negócio é encontrada mais rapidamente pelo consumidor. Por exemplo: um turista está na cidade e precisa de um local para almoçar. Assim que ele digita “restaurante” no buscador, recebe a indicação de um estabelecimento próximo a ele.
Essa é uma estratégia para aproximar um potencial cliente no momento em que ele mais precisa do seu produto ou serviço. Também é uma oportunidade de fazer uma análise de dados sobre o número de visitas ao perfil da empresa, pois a ferramenta disponibiliza essa informação.
Como aproveitar melhor o Google Meu Negócio?
Quanto mais completa estiver a descrição, maior a chance de aparecer o nome da empresa em uma recomendação gratuita no buscador. Veja a seguir um passo a passo!
Preencha todo campo de informação
É preciso completar o formulário com o nome da organização, o país, o estado, a cidade, o endereço e a categoria de serviço. É recomendável informar o horário de funcionamento, o site oficial da empresa e um número de telefone para contato. Insira também a localização no Google Maps, pois isso facilita bastante o direcionamento para o local.
Coloque a imagem do ponto de venda
Um cliente também avalia o local por meio de foto. Portanto, é necessário inserir a imagem da fachada do estabelecimento e do produto oferecido — principalmente se ele tiver apelo visual. Um restaurante pode disponibilizar a fotografia de cada prato do cardápio, por exemplo.
Também é possível inserir um vídeo com até 30 segundos de duração, que será exibido no mesmo espaço da foto.
Verifique todo comentário de cliente
O Google Meu Negócio permite que o consumidor insira um comentário sobre o atendimento recebido na empresa. Logo, quem oferta um bom serviço tem probabilidade de receber uma avaliação muito positiva.
Essa é uma maneira de analisar o trabalho da equipe, bem como manter um bom relacionamento com o cliente. Afinal, é possível responder ao comentário e esclarecer toda eventual dúvida.
Mantenha as informações atualizadas
O empreendedor também precisa conferir com certa frequência os dados contidos na plataforma. Manter toda informação atualizada é a melhor maneira de fazer com que o cliente chegue até o local.
O Google Meu Negócio é uma alternativa para atrair o consumidor até o estabelecimento e ampliar a oportunidade de venda. Mas lembre-se de que buscar um parceiro experiente é a melhor maneira de garantir o sucesso da organização no ambiente digital. Confira as oportunidades de parceria que o Programa Avançar oferece para você!