O marketing é o grande responsável por analisar o comportamento do consumidor e, por meio dessa avaliação, traçar uma estratégia para que ele se identifique com o produto. O objetivo é atrair e fidelizar o cliente, além de construir uma marca forte no mercado.
Por esse motivo, cada vez mais, instituições têm apostado na gestão de marketing como caminho para o sucesso da empresa. Estima-se que o investimento em publicidade digital aumentou 15% no país só em 2017.
Pensando na importância do departamento publicitário para o desenvolvimento da organização, elencamos os principais desafios para um gerenciamento eficaz do marketing. Confira!
Integrar marketing e vendas
Ao longo dos últimos anos, a maneira de se comunicar com o cliente se transformou. A evolução da tecnologia construiu uma nova realidade, em que o comprador conhece a fundo o produto e exige qualidade no atendimento — o que é viabilizado pela automação.
Nesse contexto, marketing e vendas devem andar de mãos dadas para que a marca alcance destaque no mercado. Surge então a necessidade de cultivar uma visão estratégica do comportamento do consumidor, desde o momento em que ele toma conhecimento da marca até quando emite um juízo de valor sobre o produto e consolida sua percepção.
Contar com uma boa equipe
Outro grande desafio para a gestão de marketing eficaz é a construção de um time competente, que trabalhe em conjunto para atingir um objetivo comum. Além da contratação, há a dificuldade de distribuir a equipe de maneira coerente com a capacidade de cada um.
Por isso, é indispensável oferecer um treinamento para que o colaborador desenvolva competências técnicas e comportamentais e contribua para um ambiente organizacional produtivo.
Compreender o comportamento do público
A estratégia de marketing exige fundamentação sólida para ser implementada. Fatores como personalidade, dificuldades e necessidades do cliente devem ser levados em consideração para que a empresa saiba suprir a demanda do consumidor.
Obter esses dados é um dos grandes desafios do setor. Um levantamento de dados sobre o perfil do público-alvo gasta tempo e demanda estudo aprofundado. Mas isso é indispensável para uma gestão de marketing eficaz.
Ter um bom planejamento
O planejamento de marketing é fundamental para o bom desempenho do setor. É por meio dele que todas as atividades serão realizadas ordenadamente de acordo com os recursos disponíveis. Mas elaborar um plano de ação e colocá-lo em prática pode ser desafiador.
Toda mudança nas necessidades da empresa pode tornar o planejamento ineficiente. É importante ter ações bem definidas e, ao mesmo tempo, flexíveis. A equipe deve encontrar um equilíbrio entre liberdade criativa e organização.
A boa gestão de marketing na empresa eleva o nível de fidelização do cliente e auxilia na repercussão da marca no mercado, gerando vantagem competitiva para a instituição. Por esse motivo, grandes corporações estão interessadas em investir em profissionais capacitados na área, capazes de fazer com que a organização aproveite de todo o seu potencial.