Elas estão em todos os principais pontos das cidades e ocupam espaços imobiliários estratégicos.
De acordo com dados do Sebrae-SP, são responsáveis pela distribuição de 80% de todos medicamentos da indústria.
Além disso, as farmácias registram um importante crescimento da demanda, explicado pelo segmento de medicamentos genéricos (que proporcionam uma oferta mais acessível) e, principalmente, pelo envelhecimento da população.
Diante de dados tão promissores, é de se imaginar que existam obstáculos e desafios na atuação do segmento farmacêutico. Entre eles, está uma intensa concorrência, seja com as grandes redes, lojas de shopping e outros setores.
Aqui estão reunidas 4 informações que você precisa saber antes de abrir uma farmácia.
1. Onde e para quem sua farmácia vai vender
É fundamental saber quem são seus concorrentes no mercado farmacêutico – diretos e indiretos.
Visite as farmácias já existentes na região e tente entender quem é o público-alvo. Nesse momento é importante delimitar, inclusive, qual o poder aquisitivo dessa clientela – esses detalhes estão muito ligados à localização.
Por falar nela, escolha um bom imóvel, que esteja próximo às necessidades dos clientes, ofereça bom acolhimento a esses consumidores – vagas para estacionar são bem-vindas.
2. Esteja atento aos detalhes da legislação
O segmento farmacêutico obedece rígidas normas e legislações para seu funcionamento – afinal, trata-se da comercialização de itens estritamente relacionados à saúde.
Além das questões municipais, ligadas ao imóvel e às licenças necessárias para o funcionamento da farmácia, ainda existem as leis que são constantemente fiscalizadas por órgãos de Vigilância Sanitária.
Esteja em dia com todos esses temas.
3. Equipe
Uma vez estruturados os itens anteriores, é hora de focar nos recursos humanos.
Além de todas as exigências previstas por lei para a atuação no setor farmacêutico, é preciso também pensar na visão comercial do estabelecimento.
Busque por profissionais comprometidos e que “vistam a camisa” do estabelecimento, além de oferecer treinamento e boas condições de trabalho.
4. Olhe (e ouça) o cliente
Em um mercado bastante competitivo – em que grandes drogarias e redes ocupam boa fatia do mercado, é preciso ter um diferencial.
Nesse cenário, muitas vezes, quem vai ditar esses detalhes serão os clientes.
Esteja sempre atento ao olhar dos consumidores e oriente sua equipe a fazer o mesmo.
Detalhes como organização da loja, preço e variedade dos produtos devem receber feedbacks positivo da clientela.
Caso contrário, é preciso mudar para que sua farmácia prospere!