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Você é um líder engajado?

Foto: Shutterstock

Líderes são gestores, mas nem todos os gestores são líderes. Para exercer um papel de liderança efetiva em uma organização, um gestor precisa ser engajado, ou seja, acreditar em seus propósitos, agir de forma ética e transparente, inspirar, atingir resultados por meio do desenvolvimento de pessoas e valorizar as interações profissionais e pessoais.

Quer saber se você é um líder engajado? Confira abaixo outras características essenciais desse profissional:

1. Motiva seus liderados
Funcionários são os responsáveis pelo sucesso de um negócio. Quando não estão motivados, uma empresa corre o risco de perder seu posicionamento no mercado. Um líder engajado é responsável por inspirar os colaboradores a darem seu melhor, sendo sempre transparente a respeito dos propósitos da organização e mostrando como cada profissional faz parte do crescimento da companhia.

2. Ouve seus seguidores
A relação com os seguidores transforma um líder: uma liderança deve saber como se comunicar com eles, ou seja, com aqueles que inspira.

O líder deve reservar, pelo menos, 15 minutos do seu dia para entender o que está acontecendo no mundo e interagir com as pessoas que o procuram, especialmente nas redes sociais. Tornar um hábito a iniciativa de ouvir seus seguidores e de estudar, a partir da leitura, o que é importante para as pessoas com quem convive.

3. Valoriza a importância do mundo digital
Um líder engajado reconhece a importância de estar presente no mundo digital e, mais do que isso, valoriza a cultura do compartilhamento. Compreende que a melhor forma de conversar com seus seguidores é por meio dos canais digitais; e se esforça para dar atenção às pessoas, compartilhando fatos do seu dia a dia e seu posicionamento em relação a assuntos relevantes.

4. Procura transformar a vida das pessoas com quem convive
Fazer a diferença na vida de pessoas com quem convive: um líder engajado não se preocupa só com resultados, e sim com a transformação de funcionários, clientes e parceiros. Por isso, sempre está atento em criar um bom relacionamento com essas pessoas, mostrando-se aberto para discutir temas variados e trabalhando com a cultura do feedback, os guiando pelo melhor caminho.

5. Desenvolve novos líderes
Uma das principais responsabilidades de um líder engajado é desenvolver novos líderes, de acordo com sua maneira de liderar. Ensinar a futura liderança a fazer uma boa gestão de pessoas e a conduzir um negócio da maneira que conduz – sempre atualizado às tendências do mercado.

6. Foca na experiência de clientes
Se um líder não está focado na experiência do cliente, está indo pelo caminho errado. Um líder engajado reconhece a importância de oferecer os melhores produtos, serviços e atendimento aos seus consumidores, de forma que os processos e procedimentos da organização sejam guiados a partir da satisfação desses clientes.

7. Está aberto às mudanças
O mercado passa por transformações e novas tendências passam a reger o mundo dos negócios: um líder engajado precisa estar aberto a essas mudanças, implementando as alterações necessárias para a continuação da evolução da empresa.

Para isso, precisa saber pensar fora da caixa, convivendo, de maneira tranquila, com aquilo que não está habituado e estando apto a mudar elementos culturais da organização.

Nos perfis das redes sociais será comum um consumidor reclamar de algo. É fundamental não ignorar, afinal, a informação negativa pode ser compartilhada em poucos segundos, prejudicando a imagem da empresa. Dê todo suporte necessário, sempre.

 

 

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