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Uma excelente maneira de se conseguir um investimento começa com uma rápida e eficiente apresentação do seu negócio. O Pitch é sem dúvida o documento mais importante que você terá em toda a história de sua companhia. Em outras palavras, ele é o anzol para que se consiga fisgar um bom investidor.
Trata-se de uma apresentação resumida de 3 a 5 minutos com objetivo de despertar o interesse de um investidor (ou cliente) pelo seu negócio. Deve conter apenas as informações essenciais e diferenciadas.
Não existe um Pitch perfeito. Eles são constantemente refinados, modificados e otimizados de acordo com o público para qual será apresentado. No entanto, existem algumas orientações básicas que podem auxiliá-lo. Confira:
Slides de resumo
Apresente um ou dois slides de abertura para o seu Pitch que destaquem o seu negócio. Esses slides apresentarão a sua história e a essência do seu trabalho.
O problema que você está solucionando
Aqui pode-se utilizar mais três slides - dependendo do nível de sofisticação de seu público. Apresente a oportunidade de mercado para qual o seu negócio se direciona em resolver o problema. Se possível, exponha o tamanho dessa oportunidade.
O seu produto
Após estabelecer os principais problemas enfrentados por seus clientes, o que vem a seguir é inteiramente sobre você. Primeiramente, aponte as soluções para os problemas que você apresentou nos seus slides anteriores. Foque-se em como os seus produtos são diferenciados e como sua expertise e métodos são superiores aos demais concorrentes.
Marketing e estratégia
Tendo empolgado o seu público com seu produto e modelo de negócio, articule uma forma proativa de mercado. A quantidade de slides depende do quão desenvolvido o seu negócio está.
Equipe
Aquilo que os investidores procuram é uma equipe. Eles estão investindo em sua equipe, em sua dedicação e em sua paixão pelo trabalho. Por isso, destaque os seus pontos fortes e ressalte o quão comprometidos eles estão com a empresa e com a construção de algo grande.
Projeções financeiras
Apresente suas ideias de projeção financeira pensando na receita versus custos. Destaque de que maneira você pretende valorizar e implantar o capital que está levantando. Esse capital será fundamental para cumprir etapas de captação de recursos.
O tom correto
Ao reunir tudo o que será apresentado, verifique o que deseja usar para transmitir suas ideias. Nada é mais importante do que determinar o tom correto para o seu público. Busque ser criativo. Evite uma apresentação enfadonha. No fim, o conteúdo é o seu trunfo principal quando se trata de um bom Pitch.
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