Vantagem competitiva, busca pelo bem comum ou estratégia de autopromoção? O conceito de responsabilidade social envolve um compromisso voluntário da empresa com a sociedade, de forma a melhorar a condição da comunidade em que está inserida.
Muito confundida com filantropia ou caridade, a responsabilidade social tornou-se uma exigência do próprio público consumidor. Ele endossa a ação que vai além da busca pelo lucro e contribuiu para a qualidade de vida da população.
Mas você sabe como aplicar a responsabilidade social nas políticas da sua organização? E, mais importante, sabe utilizar essa ideia a seu favor? Continue a leitura para descobrir a importância dessa ferramenta para o sucesso do negócio!
Como praticar a responsabilidade social
Essa é uma tendência relativamente nova no Brasil. A disseminação da prática no ambiente corporativo se iniciou com a criação do Instituto Ethos, em 1998.
Até pouco tempo atrás, a empresa poderia argumentar que sua atividade beneficiaria a sociedade ao criar emprego, pagar um salário justo e tratar com ética seus fornecedores e clientes.
Atualmente, sabe-se que o compromisso de uma organização vai muito além disso. Existem 7 diretrizes básicas que devem ser observadas por quem deseja colocar em prática a Responsabilidade Social Empresarial (RSE):
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Adotar valores e trabalhar com transparência;
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Valorizar empregados e colaboradores;
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Fazer sempre mais pelo meio ambiente;
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Envolver parceiros e fornecedores;
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Proteger clientes e consumidores;
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Promover sua comunidade;
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Comprometer-se com o bem comum.
Com isso em mente, é possível desenvolver uma ação esporádica ou contínua em diversas áreas, buscando deixar uma marca positiva na sociedade. Alguns exemplos são:
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eliminar ou diminuir o uso de material descartável;
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reutilizar a folha de papel usada para rascunho;
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separar o lixo reciclável;
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doar qualquer móvel ou equipamento que não use mais;
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usar lâmpada de baixo consumo de energia;
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patrocinar evento para a comunidade em uma data comemorativa;
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promover atividade recreativa para o funcionário e sua família;
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firmar parceria para colocar em prática alguma iniciativa sustentável;
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doar alimento para uma ONG ou instituição local;
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criar um programa de participação no lucro para o colaborador;
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investir na capacitação do funcionário;
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realizar um projeto comunitário para limpeza de praças e escolas da região;
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participar de campanha de doação de sangue;
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reduzir o desperdício de água e energia;
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arrecadar roupa e alimento para famílias em situação de vulnerabilidade social.
Como usar a responsabilidade social para alavancar o negócio
Ainda que não seja sua função principal, incentivar uma cultura de responsabilidade social dentro da empresa pode trazer benefícios diretos e indiretos. Basta que isso seja feito de maneira autêntica. Praticar a RSE apenas visando a divulgação da marca é o maior erro que o gestor pode cometer em sua estratégia de marketing.
Porém, quando realizada corretamente, pode se tornar uma ferramenta eficiente para a valorização da imagem da empresa pelo cliente e colaborador. Isso se traduz em maior lealdade, uma vez que o consumidor se sente satisfeito em participar do crescimento da organização.
Além disso, a preocupação em valorizar o funcionário melhora o ambiente corporativo e aumenta o comprometimento da equipe, facilitando o gerenciamento interno.
Todos esses fatores influenciam positivamente a competitividade da empresa e contribuem para que a marca conquiste um espaço no mercado.
É preciso equilibrar o lucro da empresa e o bem-estar da sociedade em geral. Cultivar valores como a ética, a solidariedade e a transparência no negócio ajuda a promover um crescimento sustentável.