Atualmente, a inovação é uma das maiores necessidades de qualquer negócio. É preciso se reinventar para manter a relevância diante da transformação contínua do mercado. O que muitos não sabem é que uma parceria entre universidade e empresa pode contribuir para atingir esse objetivo.
Vamos mostrar como essa junção traz benefício para todos os envolvidos. Ao final, oferecemos dicas para colocar a ideia em prática. Confira!
Por que firmar parceria entre universidade e empresa
Inovar exige pesquisa. Porém, nem toda empresa consegue manter uma equipe com essa finalidade.
Por outro lado, a capacitação do universitário fica incompleta quando é focada apenas na orientação acadêmica. Ele precisa conhecer os processos empresariais para estabelecer um diálogo da teoria com a prática.
Portanto, a parceria entre universidade e empresa é benéfica para as duas partes, uma vez que contribui para a formação de bons profissionais, que vão entrar no mercado aptos a alavancar os negócios.
Ela também permite que a empresa tenha acesso a um novo estudo ou tecnologia. Isso é essencial para o desenvolvimento de um produto inovador, capaz de impactar o mercado.
Exemplos de parcerias bem-sucedidas
A parceria entre universidade e empresa já é uma prática consolidada em países desenvolvidos. No Brasil, embora essa relação esteja em amadurecimento, as organizações que já apostaram nesse modelo trazem bons resultados.
Um desses exemplos é a parceria da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) com o Centro de Pesquisa para o Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), ligado à FAPESP.
A parceria se iniciou em 1995 e continua firme até hoje. Nesse período, os laboratórios do CDMF já desenvolveram pesquisas que levaram à criação de 32 patentes, gerando ganho econômico para a empresa que ofereceu suporte financeiro ao estudo.
A CDMF também estabeleceu uma parceria com a White Martins. O laboratório desenvolveu um novo tipo de refratário que foi responsável por um ganho de R$ 32 milhões para a empresa, em um período de apenas cinco anos.
Se você acredita que esse tipo de parceria só é possível em uma grande companhia, veja o exemplo seguinte, relacionado a negócios de pequeno porte. O CDMF conseguiu melhorar a resistência mecânica de produtos cerâmicos fabricados por empresas dos polos de Pedreira e Porto Ferreira, no Estado de São Paulo.
Dessa forma, a empresa consegue fabricar um produto de melhor qualidade, estabelecendo um diferencial competitivo importante.
Como iniciar uma parceria entre universidade e empresa
Atualmente, muitas empresas já se beneficiam desse tipo de iniciativa. Se você ficou interessado e quer estabelecer uma parceria, selecionamos algumas dicas para implementar a ideia. Veja a seguir.
1. Defina sua expectativa e o modelo de parceria
O que a sua empresa pretende alcançar com a parceria? A resposta a essa pergunta permite escolher o melhor modelo: investimento em incubadora, financiamento de novas tecnologias ou recrutamento e seleção, por exemplo.
2. Pesquise o perfil da instituição
Tente descobrir qual instituição tem uma proposta compatível com o objetivo da sua empresa. Afinal, essa relação deve ser benéfica para todos, e isso começa com o alinhamento de propósitos.
Faça uma lista de possíveis parceiros e avalie-os, listando vantagens e desvantagens. É válido buscar a opinião de alguma empresa que já realizou um projeto semelhante.
3. Recorra ao apoio jurídico
Busque apoio profissional para estabelecer termos de acordo com a lei. É preciso determinar obrigações e direitos de cada parte, além de definir o registro de patente e a propriedade intelectual.
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