Busca
Agronegócio Empreendedorismo

Universidade e empresa: por que essa é uma parceria de sucesso?



Atualmente, a inovação é uma das maiores necessidades de qualquer negócio. É preciso se reinventar para manter a relevância diante da transformação contínua do mercado. O que muitos não sabem é que uma parceria entre universidade e empresa pode contribuir para atingir esse objetivo.

Vamos mostrar como essa junção traz benefício para todos os envolvidos. Ao final, oferecemos dicas para colocar a ideia em prática. Confira!

Por que firmar parceria entre universidade e empresa

Inovar exige pesquisa. Porém, nem toda empresa consegue manter uma equipe com essa finalidade.

Por outro lado, a capacitação do universitário fica incompleta quando é focada apenas na orientação acadêmica. Ele precisa conhecer os processos empresariais para estabelecer um diálogo da teoria com a prática.

Portanto, a parceria entre universidade e empresa é benéfica para as duas partes, uma vez que contribui para a formação de bons profissionais, que vão entrar no mercado aptos a alavancar os negócios.

Ela também permite que a empresa tenha acesso a um novo estudo ou tecnologia. Isso é essencial para o desenvolvimento de um produto inovador, capaz de impactar o mercado.

Exemplos de parcerias bem-sucedidas

A parceria entre universidade e empresa já é uma prática consolidada em países desenvolvidos. No Brasil, embora essa relação esteja em amadurecimento, as organizações que já apostaram nesse modelo trazem bons resultados.

Um desses exemplos é a parceria da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) com o Centro de Pesquisa para o Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), ligado à FAPESP.

A parceria se iniciou em 1995 e continua firme até hoje. Nesse período, os laboratórios do CDMF já desenvolveram pesquisas que levaram à criação de 32 patentes, gerando ganho econômico para a empresa que ofereceu suporte financeiro ao estudo.

A CDMF também estabeleceu uma parceria com a White Martins. O laboratório desenvolveu um novo tipo de refratário que foi responsável por um ganho de R$ 32 milhões para a empresa, em um período de apenas cinco anos.

Se você acredita que esse tipo de parceria só é possível em uma grande companhia, veja o exemplo seguinte, relacionado a negócios de pequeno porte. O CDMF conseguiu melhorar a resistência mecânica de produtos cerâmicos fabricados por empresas dos polos de Pedreira e Porto Ferreira, no Estado de São Paulo.

Dessa forma, a empresa consegue fabricar um produto de melhor qualidade, estabelecendo um diferencial competitivo importante.

Como iniciar uma parceria entre universidade e empresa

Atualmente, muitas empresas já se beneficiam desse tipo de iniciativa. Se você ficou interessado e quer estabelecer uma parceria, selecionamos algumas dicas para implementar a ideia. Veja a seguir.

1. Defina sua expectativa e o modelo de parceria

O que a sua empresa pretende alcançar com a parceria? A resposta a essa pergunta permite escolher o melhor modelo: investimento em incubadora, financiamento de novas tecnologias ou recrutamento e seleção, por exemplo.

2. Pesquise o perfil da instituição

Tente descobrir qual instituição tem uma proposta compatível com o objetivo da sua empresa. Afinal, essa relação deve ser benéfica para todos, e isso começa com o alinhamento de propósitos.

Faça uma lista de possíveis parceiros e avalie-os, listando vantagens e desvantagens. É válido buscar a opinião de alguma empresa que já realizou um projeto semelhante.

3. Recorra ao apoio jurídico

Busque apoio profissional para estabelecer termos de acordo com a lei. É preciso determinar obrigações e direitos de cada parte, além de definir o registro de patente e a propriedade intelectual.

Sua equipe está precisando de um novo integrante? Que tal anunciar suas vagas no portal do Santander? Nele, a empresa divulga a oportunidade e o profissional cadastra seu currículo. Venha conhecer!

Post ID: | Current Page ID: 3242

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.